in

O Pudim de laranja descansado de Clara de Sousa

Clara de Sousa partilha com os seguidores várias receitas maravilhosas.

A pivô da SIC ensinou a fazer um pudim de laranja descansado. Siga os passos e faça a receita aí em casa.

Ingredientes de pudim de laranja

  • 450g de açúcar
  • 7 ovos inteiros
  • 250mL de sumo de laranja, espremido na hora
  • 50mL de vinho do Porto

Preparação de pudim de laranja

  1. Coloque os ovos e o 300g de açúcar na taça da batedeira eléctrica. Ligue na velocidade média-alta e 3 segundos depois comece a verter o sumo de laranja em fio. Terminado o sumo, mantenha a batedeira a funcionar durante mais 30 segundos. A mistura vai espumar.
  2. Com uma colher comprida, que chegue ao fundo da taça, envolva a mistura com movimentos circulares suaves de cima para baixo, para libertar o ar incorporado e até deixar de sentir o açúcar no fundo.
  3. Cubra a taça com película e guarde no frigorífico para o pudim descansar de um dia para o outro ou de manhã para a noite.
  4. Passado esse tempo de descanso e perto da hora de cozer o pudim, faça o caramelo: coloque o 150g de açúcar num tachinho antiaderente, em lume baixo. Quando começar a derreter e a ganhar cor nas laterais mexa com uma colher de pau para misturar e derreter por igual.
  5. Quando o caramelo deixar de estar opaco, retire do lume e junte o vinho do Porto a pouco e pouco, mexendo vigorosamente entre cada adição. Ele vai espumar bastante.
  6. Coloque de novo sobre o lume até ter um caramelo um pouco mais escuro. Atenção para não deixar queimar.
  7. Verta o caramelo numa forma de pudim: cubra o cone central e espalhe bem pelas laterais com a ajuda de uma colher de pau, até fazer fios. Deixe o caramelo arrefecer completamente.
  8. Retire a mistura do pudim do frigorífico – a espuma  já terá abatido – e passe um garfo delicadamente pela mistura para garantir que não subsistem bolhas de ar. Coe a mistura por um passador fino, directamente para dentro da forma caramelizada (o coador vai reter alguma espuma que tenha resistido ao período de descanso. Opcionalmente pode dar umas pancadinhas com a forma na bancada, o que ajuda a libertar alguma bolha mais resistente).
  9. Cubra com tampa, envolva num pano de cozinha prendendo as pontas com nós e coloque dentro de um tacho onde caiba a forma, com dois dedos de água no fundo, já a fervilhar ligeiramente. A forma deve manter-se firme no fundo e não a flutuar na água. Se isso acontecer deite fora um pouco de água do tacho.
  10. Tape o tacho e cozinhe o pudim em lume médio, no mínimo, durante 40 minutos, contando a partir do momento em que a água começa a ferver.
  11. Passado esse tempo, levante a tampa da forma e teste se o pudim está bem cozido, tocando-lhe com o dedo. Se estiver cozido, a textura é firme e lisa e não se agarram bocadinhos de pudim ao dedo. Se se agarrarem, precisa de cozer mais um pouco.
  12. Depois de cozido, retire a forma do tacho e deixe arrefecer.
  13. Depois de frio coloque-o no frigorífico.
  14. Desenforme no dia seguinte.

Espero que goste desta saborosa receita de pudim de laranja descansado de Clara de Sousa. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 4.5 / 5. Votos: 33

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Sugerida por Ana Isabel

Gosto de divulgar com os leitores as receitas que vejo na TV pois sou uma consumidora compulsiva deste tipo de programas, aliado ao meu gosto pela escrita deixo aqui as minhas deliciosas sugestões gastronómicas para que todos as possam provar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carne de Perú à Alentejana. Sem glúten, Sem Lacticínios, Paleo

Carne de Perú à Alentejana. Sem glúten, Sem Lacticínios, Paleo

Tarte de pudim flan à moda de Flávio Furtado