in

Pataniscas de Legumes à moda de Filipa Gomes

Filipa Gomes tem partilhado receitas ótimas para se fazer com as sobras lá de casa.

A chef de cozinha divulgou a receita de pataniscas de legumes. Veja os ingredientes e siga o passo a passo.

Ingredientes para pataniscas de legumes

  • 300g de legumes cozidos 
  • 1 cebola
  • 2 a 3 pés de coentros (ou outra erva aromática)
  • 3 ovos 
  • 1 colher de chá sal
  • Pimenta q.b.
  • 100mL de cerveja (ou água com gás)
  • 1 chávena de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 0,5L a 0,7L de óleo Fula Reduz o Cheiro a Fritos

Preparação das pataniscas de legumes

  1. Pique os legumes cozidos e pôr numa taça.
  2. Pique bem miudinho 1 cebola e 2 pés de coentros, e junte.
  3. Separe as gemas das claras. Junte 2 gemas aos legumes e reserve uma para fazer a maionese.
  4. Acrescente o sal, a pimenta, a cerveja e misture.
  5. Bata as 3 claras em neve.
  6. Misture a farinha na massa e depois as claras, envolvendo cuidadosamente.
  7. Aqueça o óleo Fula Reduz o Cheiro a Fritos, e assim que estiver nos 180º acrescente colheradas de massa. Deixe fritar de ambos os lados e coloque sobre papel absorvente, sem sobrepor.

Ingredientes da Maionese

  • 1 gema (que roubámos à massa das pataniscas)
  • 150mL óleo Fula Reduz o Cheiro a Fritos ou óleo Fula Nativos Grainha de Uva
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Raspa e sumo de 1/2 limão

Preparação da Maionese

  1. A uma gema que roubámos da massa das pataniscas, junte o óleo em fio, batendo sempre sem parar (é importante acrescentar aos poucos de cada vez, garantindo que o óleo já esta todo incorporado, antes de se juntar mais).
  2. Quando já tiver uma emulsão bem firme, acrescente o sal e a pimenta, a raspa e o sumo de limão. Misture bem e já está!
View this post on Instagram

#pub #receitascommarca Hoje trago mais uma receita Chega e Sobra com @oleofula Já vos mostrei um delicioso Bolo de Bananas Maduras, hoje é a vez de umas belas Pataniscas, feitas com sobras de qualquer coisa, até de legumes cozidos esquecidos no frigorifico. Vamos a isto! Para as Pataniscas: 300gr de legumes cozidos  1 cebola 2-3 pés jeitosos de coentros (ou outra erva aromática) 3 ovos  1 c chá sal pimenta qb 100ml cerveja (ou água com gás) 1 chávena de farinha de trigo 1 c chá fermento 0,5-0,7lt óleo Fula Reduz o Cheiro a Fritos Picar os legumes cozidos e pôr numa taça. Picar bem miudinho 1 cebola e 2 pés de coentros, e juntar. Separar as gemas das claras de 3 ovos. Juntar 2 gemas aos legumes e reservar 1 para fazer a maionese. Acrescentar sal, pimenta, cerveja e misturar. Bater as 3 claras em neve. Misturar 1 chávena de farinha na massa e depois as claras, envolvendo cuidadosamente. Aquecer o óleo Fula Reduz o Cheiro a Fritos, e assim que estiver nos 180º acrescentar colheradas de massa. Deixar fritar de ambos os lados e colocar sobre papel absorvente, sem sobrepor. Para a Maionese: 1 gema (que roubámos à massa das pataniscas) 150ml óleo Fula Reduz o Cheiro a Fritos ou óleo Fula Nativos Grainha de Uva sal & pimenta a gosto raspa e sumo de 1/2 limão A 1 gema que roubámos da massa das pataniscas, juntar o óleo em fio, batendo sempre sem parar (é importante acrescentar aos poucos de cada vez, garantindo que o óleo já esta todo incorporado, antes de se juntar mais). Quando já estiver uma emulsão bem firme, acrescentar o sal e a pimenta, a raspa e o sumo de limão. Misturar bem e já esta! Prá mesaaaaa! Experimentem estas pataniscas de sobras de qualquer coisa – até de legumes cozidos! – e depois digam-me coisa. #OleoFula #ChegaeSobra

A post shared by Filipa Gomes (@_filipagomes_) on

Espero que tenha gostado desta simples receita de Pataniscas de Legumes de Filipa Gomes. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Sugerida por Ana Isabel

Gosto de divulgar com os leitores as receitas que vejo na TV pois sou uma consumidora compulsiva deste tipo de programas, aliado ao meu gosto pela escrita deixo aqui as minhas deliciosas sugestões gastronómicas para que todos as possam provar.

Aprenda a fazer queques de limão e coco com Clara de Sousa

A receita vegan de Muffins de Cacau