Receita de Lanches ou Merendas

Num tradicional lanche da tarde não pode faltar um Lanche tradicional. Porem há quem lhe chame Merenda, o que faz muito sentido, pois no final de comer um lanche e pessoa está merendado. Chame como preferir o importante é mesmo que faça esta receita pois é muito boa e tenho a certeza que vai gostar!

Uma dica antes de começar a receita, este lanche demora um pouco de tempo a preparar mas se quiser adiantar o processo pode colocar a massa no fundo do forno desligado num tabuleiro com água a ferver e a taça com a massa na grelha, desta forma vai aumentar a temperatura ambiente e a massa levedará em menos tempo.

Publicidade

Ingredientes dos Lanches

Massa:

  • 500 g de farinha de pão (T65 ou strong);
  • 150 ml de leite;
  • 100 ml de água;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de fermento seco (7g ou 20 g de fermento de padeiro);
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de manteiga/margarina (ou 4 colheres de sopa de óleo ou azeite);
  • 3 colheres de sopa de açúcar.

Recheio:

  • 400 g de fiambre;
  • 300 g de queijo;
  • 4 salsichas grandes;
  • 1 colher de ketchup ou passata.

Para pincelar:

  • 1 gema;
  • 1 colher de leite.
Publicidade

Preparação dos Lanches

  1. Numa pequena taça coloque o fermento, a agua, o leite, o açúcar e o ovo, mexa tudo e deixe repousar por 5 a 10 minutos ate o fermento estar completamente dissolvido.
  2. Na taca da farinha adicione o sal e depois todos os líquidos (se substituir a manteiga por óleo ou azeite, adicione a farinha agora).
  3. Dissolva tudo e amasse ate não ver farinha, depois espalhe a manteiga na massa e amasse tudo por 15 minutos ate a massa ficar fina (como eu mostro no vídeo).
  4. Tape a taça com pelicula aderente e deixe alevedar ate duplicar de tamanho.
  5. Quando a massa levedar tire-a da taca e corte em duas partes. Estenda uma parte com o rolo da massa numa espessura entre os 0,5 e os 0,7 cm. recheie conforme eu faco no vídeo ou de outra maneira ao seu gosto.
  6. depois de recheado leve novamente a levedar por 45m a 1 hora.
  7. Pincele com a mistura de ovo e leite. Se quiser em forma de lanche corte-os em pequenas porções , mas não os separe para que o recheio não saia para fora.
  8. Assa a 190 graus por 18 a 20 minutos.
  9. Depois de assados deixe-os arrefecer e só depois os separe um a um.

Tem mesmo de experimentar esta receita de Lanches ou Merendas, como preferir chamar. É uma receita tão boa que basta entrarmos no ritmo, percebermos como é que gostamos mais e depois torna-se difícil de não querer fazes estes Lanches todos os dias!

Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem este lanchinho. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita!

Publicidade
With Love Ana Figueiras
With Love Ana Figueiras
Olá, eu sou a Ana Figueiras sou casada e tenho 4 filhos. Em 2011 emigrámos para a Inglaterra, e como eu queria que os meus filhos não perdessem os sabores de Portugal comecei a fazer doces tradicionais. Mas depressa a notícia se espalhou pela comunidade portuguesa residente à minha volta e quando me apercebi não tinha mãos a medir com as encomendas. Durante o lockdown (confinamento) e a pedido das minhas amigas fazia diretos no Facebook para lhes ensinar como fazer os bolos. Foi ai que surgiu a ideia do Canal do Youtube WITH LOVE (Com Amor), pois permitia que todas as receitas ficassem gravadas e ao dispor de quem as quisesse ver e rever. O meu Amor pela cozinha vem da alegria de colocar pessoas à volta de uma mesa. Ter família ou amigos à volta duma mesa é uma das minhas maiores alegrias!
ÚLTIMAS RECEITAS
Publicidade
OUTRAS RECEITAS DELICIOSAS
Publicidade

Conte-nos todas as suas dúvidas, dicas ou sugestões para esta receita!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui