E hoje trago-lhe uma mega receita, vou preparar os tão famosos Pasteis de Belém, este é o doce mais tradicional de Portugal. Os pastéis de nata ou de Belém são tipicamente tugas e cada vez mais já se come uma boa nata um pouco por todo o mundo.
Costumo dizer que esta sobremesa é um bocadinho de Portugal que se sente a cada trinca.
Não há melhor que fazemos os nossos próprios Pastéis de Belém mesmo se estivermos longes de Portugal. Apesar desta receita parecer difícil, a realidade é que são muito fáceis de fazer, basta seguir todas as dicas que dou. Faça com amor, coma com prazer.
Ingredientes dos Pastéis de Belém
- 180 g de açúcar;
- 175 de água;
- pau de canela;
- casca de limão;
- 250 ml de leite;
- 25 g de farinha de bolo sem fermento;
- 20 g de amido de milho;
- pitada de sal;
- 6 gemas peneiradas;
- 400 g de massa folhada (retangular).
Preparação dos Pastéis de Belém
- Coloque a água, o açúcar, as raspas de limão e o pau de canela num tacho, leve ao lume e deixe repousar durante 3 minutos.
- Em outra panela, dilua a farinha e o amido de milho com um pouco de leite até dissolver completamente, adicione o restante do leite e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme. Continue a mexer 1 ou 2 minutos depois de começar a ferver para que as farinhas atinjam a potência máxima.
- Em seguida, adicione a calda ao creme aos poucos, mexendo sempre.
- Depois de bem dissolvidas acrescente as gemas bem devagar para não correr o risco de cozinhar as gemas. Você também pode adicionar um pouco de creme às gemas para temperá-las e depois adicionar as gemas temperadas ao creme. Passe a mistura por uma peneira e deixe esfriar completamente, eu costumo colocar na geladeira.
- Estenda a massa folhada e polvilhe com um pouco de canela (opcional) enrole a massa folhada e corte pequenas porções de 1 cm de espessura para formas (5X8) e 0,7cm para formas (4,5X7).
- Coloque a massa folhada no fundo das formas e com a ajuda dos polegares, espalhe e puxe a massa para os lados. Depois que as formas estiverem forradas, leve à geladeira por 30 minutos.
- Ligue o forno o mais alto que puder, o creme deve ser assado a 300 graus, nessa temperatura o creme fica com uma casca queimada e o recheio não tem tempo de ferver. Se o seu forno não aguentar uma temperatura de 300 g, não desanime, eles também ficam lindos quando assados a 250 graus, mas menos que isso o creme vai ferver. Não eram tão bonitos, mas com certeza estavam deliciosos.
- Quanto mais temperatura o forno der, menos tempo o creme estará assando. No meu caso com forno a 230/240 graus o creme ficou 35 minutos, mas a 300 graus 15 minutos é suficiente.
E já está, tem mais uma receitinha desta vez dos fáceis e deliciosos Pastéis de Belém! Vá buscar todos os ingredientes necessários e faça esta sobremesa!
Partilhe com todos os seus amigos para ambos poderem deliciarem-se com esta pequena maravilha. Bom apetite!