in

Receita de Tomatada Fria de Bacalhau da avó

Receita de Tomatada Fria de Bacalhau da avó
Teresa D’Abreu / Healthy Bites

Esta era da minha avó mas hoje trago para partilhar esta deliciosa Receita de Tomatada Fria de Bacalhau.

A minha avó é uma das minhas grandes inspirações culinárias! Passei com ela grande parte da minha infância e recordar as refeições que me fazia é algo que me transporta ao passado de sorriso no rosto.

Esta receita é um dos exemplos. Faz muitos anos que não comia isto. Na verdade, nem nunca me tinha atrevido a tentar reproduzir a receita da avó. Lembro-me que ela a fazia no Verão com os tomates coração de boi e o feijão verde que o meu avô apanhava na horta.

Era uma receita cheia de sabor (e continua a ser), talvez uma combinação improvável e a que muitos miúdos eram capazes de torcer o nariz. Eu, habituada desde sempre à comida caseira que a avó cozinhava adorei a receita desde o primeiro minuto.

Sempre fui criança de comida caseira, poucos doces (tirando o delicioso arroz doce da avó não me lembro de comer mais nada), animais criados em casa, legumes da horta, peixe de mar que o peixeiro vinha vender à porta… Bons hábitos que com o tempo se foram perdendo e aos quais tento regressar todos os dias.

Bem, nunca a tinha reproduzido a receita como já vos disse. O motivo? Nunca fiz fritos em casa e a receita leva batata frita. Mas com a minha Philips Airfryer XXL decidi arriscar e correu super bem. Esta, será pela certa uma receita a repetir mais vezes. Dará sempre para recuar uns anos e me sentir de novo no colo da avó Judite.

Ingredientes da Tomatada Fria de Bacalhau

  • 500g de feijão verde
  • 500g de batata
  • 600g de bacalhau
  • 8 tomates médios
  • 1 cebola
  • 1 molho de coentros e manjericão
  • 1 folha de louro
  • 3 dentes de alho
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Preparação da Tomatada Fria de Bacalhau

  1. Arranje o feijão verde (retire-lhe o fio e corte ao meio).
  2. Coza o bacalhau e o feijão verde e reserve.
  3. Descasque as batatas e corte-as em palitos, envolva as batatas num fio de azeite e coloque-as no cesto da Philips Airfryer XXL e programe 20 minutos a 180ºC no programa Manual.
  4. Numa caçarola, coloque um fio de azeite, a cebola cortada em meias luas finas, as ervas aromáticas cortadas em pedaços e a folha de louro e deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida.
  5. Adicione os dentes de alho laminados na caçarola, cozinhe por 2 minutos e junte os tomates cortados aos pedaços e sem pele. Tempere a gosto e deixe cozinhar.
  6. Depois de todos os ingredientes preparados monte num pirex em camadas intercalando sempre com molho de tomate: as batatas fritas no fundo, o bacalhau e o feijão verde em cima.
  7. Finalize com molho de tomate e reserve no frigorífico até à hora de servir.

Espero que goste desta receita de tomatada fria de bacalhau. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 2

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Sugerida por Teresa D’Abreu

Chamo-me Teresa D’Abreu e sou mãe de uma maravilhosa “mini me”, a Judite. Sou bem disposta, divertida e adoro cozinhar!

Apesar da minha formação nada ter a ver com cozinha nem com fotografia foi entre os tachos e a máquina fotográfica que encontrei o lugar onde me sinto bem!

Tenho duas máximas na vida que aplico a tudo: “O não está sempre garantido!” & “O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário!”

Foi com o nascimento da pequena Judite que decidi criar o Blogue Healthy Bites para partilhar a alimentação lá de casa.

O Blogue nasceu quando decidi criar o meu “Livro de Receitas Online” para partilhar as receitas com os amigos que jantavam cá em casa. Mas o Livro de Receitas foi ganhando páginas, os leitores foram chegando e a Paixão cresceu.

As Receitas que partilho são os resultados das experiências que faço diariamente em busca de uma alimentação caseira, simples e saudável.

Tudo o que faço e partilho é uma abordagem muito pessoal. Não sou profissional de saúde nem nutricionista, apenas dedico algum tempo a criar o que considero serem boas opções alimentares.

Acima de tudo procuro fazer uma alimentação consciente, informada e sustentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Tarte de Iogurte muito simples

Receita de Tarte de Iogurte muito simples

Receita de Bolo de Chocolate Milka que ninguém resiste

Receita de Bolo de Chocolate Milka que ninguém resiste