Se deita fora as águas das leguminosas, saiba que a pode aproveitar da melhor maneira. O líquido resultante da cozedura como feijão, ervilhas, grão de bico ou lentilhas, – a aquafaba – pode ser uma adição à alimentação. Por norma é aconselhada para quem segue uma dieta vegan ou é alérgico ao ovo.
Basta cozer as leguminosas e o líquido resultante, está pronto para ser utilizado. Embora também seja possível obter aquafaba a partir de leguminosas enlatadas, a versão caseira é considerada mais saudável, evitando conservantes e o excesso de sódio frequentemente presentes em produtos enlatados.
Este líquido não tem propriedades nutricionais idênticas à do ovo, mas surge como uma excelente alternativa na culinária. Contendo menos proteínas, aminoácidos e vitaminas, a aquafaba, comporta-se de maneira semelhante em receitas convencionais, como mousses, merengues, bolos e até maioneses.
Regra prática é que um ovo pode ser substituído por cerca de três colheres de sopa de aquafaba. O líquido pode ser guardado no frigorífico durante três a quatro dias ou congelado até dois a três meses.