A alimentação é, talvez, a maior preocupação, que quem gere uma casa, tem. Há que decidir refeições para várias pessoas, que agradem minimamente a todos, mas também que sejam práticas, que não demorem demasiado tempo, que sejam saudáveis e económicas.
São muitos critérios a ter em conta e a verdade é que muitas vezes as ideias faltam. Eu tento equilibrar o número de refeições de carne com as de peixe e, apesar de a família ter uma maior preferência por carne, não se queixam quando é peixe. Um dos pratos que faço com bastante frequência é Dourada no Forno porque preenche muitos, senão todos os requisitos de que falava.
É um prato que requer muito esforço da nossa parte. Eventualmente requer um pouco de organização porque se conseguirmos fazer o “meal prep” ou a preparação da receita com antecedência ficará mais saboroso. De resto, é só regar com azeite e limão, levar ao forno 30 minutos e está pronto a comer. Para um jantar durante a semana de trabalho é o prato ideal.
Ingredientes da Dourada no Forno
- 2 douradas;
- 2 limões;
- Tomilho q.b.;
- Pimentão doce q.b.;
- Azeite q.b.;
- Sal e pimenta q.b.
Preparação da Dourada no Forno
- Tempera as douradas com sal e pimenta.
- De seguida, corta um dos limões em rodelas.
- Num tabuleiro, coloca azeite e as rodelas de limão e por cima, as douradas. Reserva.
- Numa tigela, mistura o sumo do outro limão com azeite e rega as douradas com essa mistura.
- Polvilha as douradas com tomilho e com pimentão.
- Leva ao forno a 180º cerca de 30 minutos. O tempo depende do forno, mas também do tamanha das douradas.
- Acompanha com batata cozida e brócolos.
A Dourada no Forno é daqueles pratos “salva-vidas” porque nunca sai mal. Só temos de estar atentas ao tempo do peixe no forno para não o deixar demasiado cozido, mas também para não ficar mal cozinhado.
Bom apetite!