in

Receita do Doce Caseiro de Tomate

Receita do Doce Caseiro de Tomate
Bernardino Receitas / Doce Caseiro de Tomate

Este Doce Caseiro de Tomate lembra-me muito minha infância em Portugal, pois aprendi a preparar com a minha mãe. O tomate ideal para preparar este doce é aquele bem maduro, ou seja, quanto mais maduro melhor, pois com o tempo de fervura ele derrete bem e atinge a consistência desejada para o doce.

Para quem quiser experimentar preparar este doce com tomates que não estão totalmente maduros, a minha dica é, quando o doce levantar a fervura, vá amassando os tomates em pedaços menores e com o tempo o doce atingirá a consistência desejada, ou se preferir corte os tomates em pedaços bem pequenos e vá amassando no tacho. O tempo de durabilidade do doce é aproximadamente 6 meses quando bem armazenado.

Ingredientes do Doce Caseiro de Tomate

  • 2kg Tomate
  • 1 Pau de canela
  • 1 Casca de laranja
  • 1kg Açúcar demerara

Preparação do Doce Caseiro de Tomate

  1. Primeiramente escalde os tomates com água a ferver, e aguarde 10 minutos para retirar a pele com facilidade.
  2. No fim de 10 minutos, retire a pele dos tomates, corte ao meio, e retire as sementes do fruto com água corrente.
  3. Após retirar as sementes dos tomates, retire o excesso de água dando uma leve espremida e ponha direto no tacho, faça esse processo com todos os tomates.
  4. No tacho onde estão os tomate, adicione todo o açúcar louro, a casca de laranja e o pau de canela.
  5. Ligue o lume baixo, e envolva muito bem os ingredientes.
  6. Aguarde o doce ficar pronto entre 1 hora e 50min a 2 horas, entretanto, vá sempre mexendo para o doce não apegar no fundo do tacho e acabar queimando.
  7. Quando o doce levantar fervura, tape o tacho deixando uma abertura para o doce não derramar.
  8. Depois de 2 horas e com o doce apurado e os tomates todos derretidos, desligue o lume, aguarde arrefecer para, então, guarda o doce em frascos.
  9. No fim de está frio o doce, retire o pau de canela, a casca de laranja e coloque o doce nos frascos para conservar melhor e se servir.
  10. Bom apetite.

Agora está na altura de ir preparar este saboroso Doce de Tomate e assim já tem um excelente acompanhamento para o seu próximo lanche ou pequeno-almoço. Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar. Bom apetite.

Classificação da receita

Classificação média 4.3 / 5. Votos: 24

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Pão de Ló com Creme de Ovos e Amêndoas bem Português

Receita de Pão de Ló com Creme de Ovos e Amêndoas bem Português

Receita do Folar da Chocolate e Amêndoa

Receita do Folar da Chocolate e Amêndoa