Está a decorrer na Figueira da Foz, até dia 26 de novembro, um festival para os amantes do bacalhau. O Festival do Bacalhau e Derivados, a 32.ª iniciativa da Associação Figueira com Sabor a Mar, celebra a rica herança gastronómica da região.
O protagonista indiscutível deste evento é o bacalhau, cuja presença é marcante nas mesas portuguesas. A iniciativa surge como um tributo aos intrépidos pescadores de Buarcos e São Pedro, que enfrentavam corajosamente as adversidades nas campanhas da Terra Nova.
Os restaurantes participantes, incluindo nomes como Cantarinha, Caçarola Dois, Casa dos Papagaios, Casa Marquinhas, Bijou, Pep´s, Caçarola 1, Diálogos dos Armazéns, Kamone Bar e Petisqueira, A ver o Mar e Casa Tyrone, apresentam uma ementa diversificada, destacando o bacalhau em diferentes preparações, como tibornada, gratinado ou à Brás.
Além disso, os apreciadores podem deliciar-se com opções como feijoada de sames, arroz de línguas com grelos, pataniscas, caras (cozidas, grelhadas ou fritas) e ovas ensalsadas, entre outros pratos típicos.
Este festival proporciona uma oportunidade única para apreciar as tradições culinárias locais e homenagear a coragem dos pescadores que contribuíram para a riqueza gastronómica da região.
Além da degustação destas iguarias bacalhoeiras, os participantes podem harmonizar as refeições com vinhos e espumantes das respeitadas Caves Aliança e Casal Mendes, enaltecendo ainda mais a experiência sensorial.