Conheci a castanha do Pará em 2012, ano em que viajei e visitei o Brasil, mais especificamente o Estado do Pará e gostei imenso do seu delicioso sabor. Aqui na Europa conhecemos por Castanha do Brasil ou Brazil Nuts, nome em inglês.
Quando retornei ao Reino Unido resolvi procurá-la por curiosidade nos shops e supermercados da cidade onde eu vivo, e para minha feliz surpresa encontrei a castanha a venda nos supermercados com preço muito inferior ao valor de mercado no Brasil, por exemplo, um pacote contendo 200g da castanha custa em média £ 2,19.
Diante do seu sabor marcante, resolvi preparar Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino usando a castanha como ingredientes principal. E para quem não conhece o que é tarte: é uma deliciosa sobremesa da nossa culinária que preparamos com vários sabores e recheios, tais como natas, maçã, pinhões, ananás, morango, amêndoa, esta é uma das mais conhecidas e apreciadas por todos os portugueses, que também tenho a receita no site e youtube.
A toda gente que quiser saber um pouco mais sobre esta deliciosa castanha do Pará ou Brazil Nuts, visite o meu blog e encontre mais informações e os inúmeros benefícios que ela proporciona ao organismo.
Ingredientes da Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino
- 10 Colheres de sopa de farinha
- 8 Colheres de sopa de açúcar
- 1 Colher de chá de fermento
- 2 Ovos
- 3 Colheres de sopa de manteiga
- 2 Colheres de sopa de leite
- 50g Castanha-do-Pará
Para o recheio
- 150g Castanha-do-Pará
- 6 Colheres de sopa de leite ± 60ml
- 100g Manteiga
- 100g Açúcar
Preparação da Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino
- Primeiramente moa as 50g da castanha para ficar tipo farinha e reserve.
- Na batedeira adicione a farinha, o fermento, a manteiga derretida, os dois ovos, as duas colheres de sopa de leite, o açúcar, e bata muito bem.
- Enquanto a massa está a bater, adicione a castanha previamente moída, deixe misturar um pouco e em seguida desligue a batedeira.
- Numa forma de fundo falso e previamente untada com manteiga, adicione a massa e espalhe bem para ficar uniforme.
- Após espalhar a massa na forma, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC de temperatura por 30 minutos. Antes de levar a massa ao forno, coloque o papel vegetal.
- A massa não convém ficar com uma placa dura por cima, pois irá levar o recheio e este tem que colar na massa.
- Enquanto a massa está no forno, prepare o recheio.
- Primeiro triture as 150g da castanha e reserve.
- Para o recheio a castanha não pode ficar muito triturada.
- Num tacho adicione a manteiga, o leite, o açúcar e a castanha mexa bem os ingredientes com o lume brando.
- Quando levantar fervura, desligue o lume e reserve.
- Após os 30 minutos retire a massa do forno, verifique se a massa está pronta para levar o recheio, ela não pode fica muito cozida e nem muito crua, pois se ficar muito cozida o recheio não cola na massa e se tiver crua ele desce na mesma.
- Adicione o recheio na massa e espalhe muito bem e leve novamente ao forno, entre 5 a 10 minutos ou o tempo em que ficar loura por cima, agora sem o papel vegetal.
- Assim que ficar loura por cima, retire a tarte do forno, deixe-a arrefecer.
- Espero que gostem e bom apetite.
E pronto já está, é muito fácil! Já lhe abriu o apetite? Vá buscar todos os ingredientes necessários e faça esta receita super deliciosa para celebrar ou simplesmente se deliciar com esta maravilha de doce! Bom apetite.