in

Receita da Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino

Receita da Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino
Bernardino Receitas / Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino

Conheci a castanha do Pará em 2012, ano em que viajei e visitei o Brasil, mais especificamente o Estado do Pará e gostei imenso do seu delicioso sabor. Aqui na Europa conhecemos por Castanha do Brasil ou Brazil Nuts, nome em inglês.

Quando retornei ao Reino Unido resolvi procurá-la por curiosidade nos shops e supermercados da cidade onde eu vivo, e para minha feliz surpresa encontrei a castanha a venda nos supermercados com preço muito inferior ao valor de mercado no Brasil, por exemplo, um pacote contendo 200g da castanha custa em média £ 2,19.

Diante do seu sabor marcante, resolvi preparar Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino usando a castanha como ingredientes principal. E para quem não conhece o que é tarte: é uma deliciosa sobremesa da nossa culinária que preparamos com vários sabores e recheios, tais como natas, maçã, pinhões, ananás, morango, amêndoa, esta é uma das mais conhecidas e apreciadas por todos os portugueses, que também tenho a receita no site e youtube.

A toda gente que quiser saber um pouco mais sobre esta deliciosa castanha do Pará ou Brazil Nuts, visite o meu blog e encontre mais informações e os inúmeros benefícios que ela proporciona ao organismo.

Ingredientes da Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino

  • 10 Colheres de sopa de farinha
  • 8 Colheres de sopa de açúcar
  • 1 Colher de chá de fermento
  • 2 Ovos
  • 3 Colheres de sopa de manteiga
  • 2 Colheres de sopa de leite
  • 50g Castanha-do-Pará

Para o recheio

  • 150g Castanha-do-Pará
  • 6 Colheres de sopa de leite ± 60ml
  • 100g Manteiga
  • 100g Açúcar

Preparação da Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino

  1. Primeiramente moa as 50g da castanha para ficar tipo farinha e reserve.
  2. Na batedeira adicione a farinha, o fermento, a manteiga derretida, os dois ovos, as duas colheres de sopa de leite, o açúcar, e bata muito bem.
  3. Enquanto a massa está a bater, adicione a castanha previamente moída, deixe misturar um pouco e em seguida desligue a batedeira.
  4. Numa forma de fundo falso e previamente untada com manteiga, adicione a massa e espalhe bem para ficar uniforme.
  5. Após espalhar a massa na forma, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC de temperatura por 30 minutos. Antes de levar a massa ao forno, coloque o papel vegetal.
  6. A massa não convém ficar com uma placa dura por cima, pois irá levar o recheio e este tem que colar na massa.
  7. Enquanto a massa está no forno, prepare o recheio.
  8. Primeiro triture as 150g da castanha e reserve.
  9. Para o recheio a castanha não pode ficar muito triturada.
  10. Num tacho adicione a manteiga, o leite, o açúcar e a castanha mexa bem os ingredientes com o lume brando.
  11. Quando levantar fervura, desligue o lume e reserve.
  12. Após os 30 minutos retire a massa do forno, verifique se a massa está pronta para levar o recheio, ela não pode fica muito cozida e nem muito crua, pois se ficar muito cozida o recheio não cola na massa e se tiver crua ele desce na mesma.
  13. Adicione o recheio na massa e espalhe muito bem e leve novamente ao forno, entre 5 a 10 minutos ou o tempo em que ficar loura por cima, agora sem o papel vegetal.
  14. Assim que ficar loura por cima, retire a tarte do forno, deixe-a arrefecer.
  15. Espero que gostem e bom apetite.

E pronto já está, é muito fácil! Já lhe abriu o apetite? Vá buscar todos os ingredientes necessários e faça esta receita super deliciosa para celebrar ou simplesmente se deliciar com esta maravilha de doce! Bom apetite.

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da Charlotte de Morango que é uma delícia

Receita da Charlotte de Morango que é uma delícia

Receita do Pão de Ló Tradicional com apenas 3 ingredientes

Receita do Pão de Ló Tradicional com apenas 3 ingredientes