O Molotof é um doce delicioso com uma textura macia e uma leveza extraordinária.
É um género de pudim, existe até quem lhe chame mesmo pudim de claras, ele derrete-se na boca, e deixa um sabor irresistível a caramelo, mas também se acompanha muitas vezes de um doce de ovos ou outro creme que prefira.
A sua origem e a sua denominação deixam algumas dúvidas, e é confundido algumas vezes com o Cocktail incendiário Molotov, mas existe uma história por detrás, diz-se que o seu nome era originalmente pudim Malakoff e está relacionado com a fortaleza de MALAKOFF que protegia a cidade de Sebastopol durante a guerra da Crimeia que decorreu entre 1854 e 1855, um general francês Aimable Jean Jacques Pélissier conquistou esta fortaleza e recebeu o título de duque de Malakoff. Devido à confusão dos nomes Molotov e Malakoff, o pudim acabou por se chamar Molotof.
O então pudim Malakoff seria uma sobremesa dos tempos de guerra na Europa, em Portugal feito principalmente para aproveitar as claras de ovos que sobravam dos mais variados doces conventuais portugueses, que se fazem maioritariamente com gemas, e é das sobremesas mais típicas nos nossos restaurantes.
Ingredientes do Molotof
Para o Caramelo:
- 200g de açúcar.
Para o Merengue:
- 350 g de claras;
- 200 g de açúcar;
- 100 ml de caramelo líquido.
Preparação do Molotof
Aprenda a fazer esta sobremesa a partir do meu vídeo:
Ficou com água na boca? Corra para a cozinha, siga os passos da receita e coloque em prática esta deliciosa sobremesa com claras! Vai ver que é a sua Molotof vai ficar muito deliciosa e vai ser bem difícil de resistir.
Aproveite e partilhe esta receita com os seus amigos ou familiares. Bom apetite!