Descascar cebolas sem chorar é um desafio comum na cozinha. Se entender o processo por detrás disso e se aplicar alguns truques vai poder tornar essa tarefa muito mais agradável.
Um truque simples é ter por perto um ventilador ou um exaustor. Quando estiver a cortar cebolas ligue o exaustor, para ajudar a dispersar os gases irritantes que são liberados quando a cebola é cortada, impedindo que estes cheguem aos olhos.
Pode optar por outra solução. Antes de cortar a cebola, coloque-a no frigorífico cerca de 30 minutos. O frio retarda a liberação dos compostos voláteis que causam as lágrimas.
Outra prática comum é mergulhar a cebola em água por alguns minutos antes de cortar. Isso ajudará a evitar a liberação prematura dos compostos irritantes.
Outro truque é encher a boca de água. Encher a boca de água e mantê-la lá enquanto corta a cebola pode criar uma barreira que ajuda a evitar a irritação nos olhos.
Lidar com cebolas pode ser mais fácil se aplicar essas técnicas.
Cebola, para um refogado
Fazer um bom refogado é uma habilidade essencial na cozinha e pode realmente transformar o sabor de muitos pratos. Há formas de preparar um rico refogado e alguns ingredientes são essenciais.
A cebola é um dos ingredientes para a base do refogado. A cebola é um componente essencial, que deve se picada finamente para que se misture bem e forneça sabor de base ao prato. O azeite deve ser de boa qualidade e por isso deve escolher um azeite extra virgem que irá adicionar sabor e aroma ao prato.
Para um bom refogado deve ainda garantir a versatilidade. O alho acrescenta um aroma delicioso. Se gosta de alho, pique alguns dentes e adicione ao preparado. Também o tomate pode ser adicionado para dar acidez e doçura. Certifique-se de retirar as sementes e a pele, pois podem deixar o refogado aguado.