A Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos vai decorrer em Alijó, durante os dias 16, 17 e 18 de junho, no Parque da Vila.
Este evento é uma montra de divulgação dos vinhos e sabores, com mais de 50 expositores, provas de vinhos e produtos locais.
Durante a Feira, poderá adquirir o seu copo e provar, de forma gratuita, os vinhos dos expositores, assim como os produtos locais como o pão, o bolo de carne, o mel, entre outros.
Haverá o Concurso Escolha de Imprensa Vinhos dos Altos, um prova comentada sobre “Vinhos tintos dos Altos” e ainda provas comentadas sobre Moscatel e os “Grandes Brancos dos Altos”. Na animação pode contar com os concertos de HMB, Bárbara Bandeira, DJ Fernando Alvim e Luís Represas.
Bons motivos para visitar Alijó
Alijó está localizado na região do Douro, em Portugal e é conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes e pela produção de vinhos.
Sendo uma das regiões vinícolas mais famosas de Portugal, em Alijó pode aproveitar para visitar algumas quintas e adegas e apreciar as paisagens das vinhas, podendo degustar vinhos e aproveitar as visitas guiadas.
O município de Alijó tem muitos miradouros de onde pode apreciar as paisagens. Um deles está na aldeia de Casal de Loivos, onde se avista o vale do Douro e a vila de Pinhão.
Passe pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua, uma área protegida localizada na região do Douro, que tem aproximadamente 25 mil hectares, e integra os municípios de Alijó e Murça, na margem direita do rio Tua. Foi criado com o objetivo de preservar e promover a conservação da biodiversidade, do património natural e cultural, assim como estimular o desenvolvimento sustentável da região.
Bons pratos para saborear em Alijó
Alijó está localizada numa região com uma rica tradição gastronómica. O Douro está presente nos sabores e aromas dos seus excelentes vinhos. É também uma região de montanha bastante fria e seca onde se cultiva, para além do vinho, batata, cereais, castanha, amêndoa e azeite, e se faz criação de algumas raças autóctones como a vaca maronesa, a cabra serrana e o porco bísaro.
Um dos pratos antigos é o rancho, que tal como a sopa de feijão ou o bacalhau frito com broa era servido logo ao pequeno-almoço.
Nesta região, o saboroso cabrito assado no forno faz sucesso, tal como a feijoada à transmontana.
Em zona de Moscatel ou de vinho do Porto, um doce caseiro acompanha bem. O pão-de-ló de água, o bolo de amêndoa, as cavacas de Santa Eugénia, ou o bolo borrachão, são doces típicos da região.