Arruda dos Vinhos vai voltar a organizar as Festas Populares de Santo António. De 7 a 12 de Junho, o Jardim Municipal de Arruda dos Vinhos enche-se de animação, na celebração dos Santos Populares.
Durante os dias do evento pode contar-se com animação musical, marchas populares, djs e ainda tasquinhas com a típica sardinha assada.
Bons motivos para visitar Arruda dos Vinhos
Se passar por estes dias por Arruda dos Vinhos, aproveite para visitar o Centro Cultural do Morgado, que é um espaço cultural com vários equipamentos culturais. O seu espaço físico é constituído pela Biblioteca Municipal Irene Lisboa, Galeria Municipal, Auditório Municipal, Centro de Interpretação das Linhas de Torres, Posto de Turismo, Oficina do Artesão, Jardim do Morgado, Receção do Centro Cultural do Morgado e um espaço de restauração.
Arruda dos Vinhos desempenhou um papel importante na defesa de Lisboa, fazendo parte das Linhas de Torres. As Linhas de Torres, construídas a Norte de Lisboa após o fim da 2.ª invasão francesa entre 1809 e 1810, por ordem de Wellington, general do exército inglês. Na região foram construídos fortes, redutos e baterias, formando no seu conjunto as “Linhas de Torres”. Em Arruda dos Vinhos visite o Forte do Cego, o Forte da Carvalha e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres.
Bons pratos para saborear em Arruda dos Vinhos
Em Arruda dos Vinhos poderá encontrar restaurantes locais que servem pratos regionais. O bacalhau é muito apreciado por aqui e uma referência da gastronomia. Bacalhau assado na brasa com batatas à murro é um dos pratos mais requisitados.
O Município de Arruda dos Vinhos aposta ainda na Mostra de Carnes de Capoeira e ainda na tradicional Festa da Vinha e do Vinho, que conta com a participação dos restaurantes do concelho e de outras regiões do país, a par dos produtores vinícolas da região.
Não deixe a Arruda antes de provar as Bruxas d’ Arruda, pequenas tortas de noz, recheadas com doce de ovos e cobertas por um fio de chocolate. Fique ainda deliciado com os Pastéis de São Lourenço, pequenas queijadas de canela, mel e passas de uva, típicos da freguesia de Arranhó.
Não deixe de experimentar também os vinhos produzidos localmente, que são uma parte importante da cultura e economia de Arruda dos Vinhos.