Tarte de Amêndoa Caramelizada é aquela clássica delicia das nossas mesas de festa.
História ou Lenda? Amendoeiras em Portugal. Terão surgido há muito tempo antes da independência de Portugal, quando o Algarve ou AL GARBH ainda pertencia aos mouros, reinava por essas bandas um grande guerreiro de nome Ibn-Almundim, após mais uma grande vitória contra um senhor nórdico, surgiu por entre os seus prisioneiros, uma linda princesa, filha das terras do Norte, Gilda, de longos cabelos de oiro e de olhos de um azul puro, o grande Rei Guerreiro, logo se apaixonou pela sua beleza nórdica, o amor foi correspondido e logo logo marcaram o casamento.
Mas apesar destas festividades e felicidades, a princesa tava a cada dia mais triste e melancólica, ao ponto de nem querer se levantar da cama. O Rei Guerreiro mandou chamar todos os sábios do país para que encontrassem uma cura, mas nada conseguiram.
Até que um dia, um velho poeta nórdico, prisioneiro do Rei, disse que sabia de que mal sofria a princesa, em troca a sua liberdade. Então o velho poeta revelou que a bela Gilda sofria de nostalgia da brancura dos campos cobertos de neve do seu país natal. O Rei Guerreiro ordenou então que plantassem junto ao palácio milhares de amendoeiras.
E então numa manhã de Fevereiro, em seus aposentos, Gilda dirigiu-se à janela e abriu-a, como fazia todas as manhãs e tudo mudou, ao avistar os campos brancos, as árvores nuas, beijadas pela delicada Flôr branca de amendoeira, a princesa rejuvenesceu e correu para o Rei.
Entre beijos e abraços efusivos, não conseguiu encontrar palavras para descrever o que seus olhos de azuis viram, ao abrir aquela janela.
“Um manto branco cobre todo o teu Reino, meu Rei, tal como todos os campos do meu país estão cobertos por neve! Floquinhos brancos, leves caíram nos ramos das árvores, aqui e ali!! Ah, meu amor, não caibo em mim de felicidade!” E também o Rei não coube em si de felicidade por ter devolvido o sorriso e um pouco das terras do norte à sua Princesa!
Ingredientes da Tarte de Amêndoa Caramelizada
Para a base:
- 150 g de Açúcar;
- 150 g de Manteiga;
- 200 g de Farinha;
- 3 g de Fermento em Pó;
- 1 Uni de Limão (raspa);
- 2 Uni de Ovos.
Para a cobertura:
- 125 g de Açúcar;
- 125 g de Manteiga;
- 150 g de Amêndoa;
- 100 ml de Leite;
- 10 ml de Sumo de Limão.
Preparação da Tarte de Amêndoa Caramelizada
Aprenda a fazer esta tarte e surpreenda quem mais gosta, veja o meu vídeo e faça a sua sobremesa:
Chegou a altura que mais desejava, preparar esta tarte e degustá-la. Espero que faça e que goste desta minha Tarte de Amêndoa Caramelizada.
Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!