O Bolo Rei Escangalhado é das ultimas versões alternativas deste bolo tão tradicional, costuma ter uma forma mais irregular, e não leva as típicas frutas cristalizadas, levando antes uma mistura de doce de Gila com doce de ovos (ou não), frutos secos e canela.
Estica-se a massa, recheia-se e enrola-se como se fosse uma torta, deixa-se levedar, com alguns golpes para que asse melhor e para lhe dar o seu aspeto “escangalhado”. Mas como acontece com muitas outras receitas, depois cada pasteleiro adapta o recheio ao seu gosto/clientes, existindo assim muitas variantes.
Esta é uma ótima alternativa para quem não gosta do típico Bolo Rei devido as suas frutas cristalizadas. A minha receita rende cerca de 2 bolos com aproximadamente 900g cada um.
Ingredientes do Bolo Rei Escangalhado
- 250g Abóbora-Gila // Abóbora-Chila;
- 10g de Canela Moída;
- 150g de Frutos Secos.
Para a Massa (Usei uma massa de fazer croissants que também dá para esta receita):
- 500g Farinha;
- 80ml Açúcar;
- 42g de Fermento de Padeiro Fresco;
- 3g de Sal;
- 5ml de Brandy;
- 250ml de Água;
- 250g de Margarina para folhados (esta será a opção mais correta, mas também pode utilizar manteiga sem sal).
Preparação do Bolo Rei Escangalhado
Aprenda a fazer esta sobremesa a partir do meu vídeo, veja:
Depois de ter esta minha receita já pode fazer o seu próprio Bolo Rei Escangalhado. Assim, terá um Bolo Rei super caseiro e com todos os sabores bem apurados.
E se gostou da sugestão, partilhe com os seus amigos e familiares e permita que também se possam deliciar com esta receita. Bom apetite!