Cá em casa todos gostamos de comida mexicana, principalmente tudo o que envolva tortilhas recheadas das mais diversas formas. Ou apenas tortilhas com o que nos apetece, ovo, queijo, abacate, ao gosto do freguês. Depois de várias tentativas de uma massa sem glúten que resultasse, cheguei a estas Tortilhas Mexicanas. Fica bem maleável, com um sabor neutro e uma textura perfeita. Aqui em casa, esta, ficou aprovada!
É uma receita bem simples e com poucos ingredientes, que se transformam numa massa maleável, mas que tem de ser estendida com algum cuidado, pois para ficar fina por vezes pode rasgar um pouco. O segredo é manter a bancada bem enfarinhada. Mas também não abusar para não secar a massa em demasia.
Estas tortilhas são uma receita vegan, pois não leva nem ovos, nem laticínios, e também não tem glúten. É perfeita para quem tem intolerâncias alimentares, ou tem opções alimentares diferentes por opção. A receita rende 6 tortilhas pequenas, que depois de feitas, podem ser guardadas, entre folhas de rolo de papel de cozinha, e acondicionadas dentro de uma caixa ou saco fechado, no frigorífico, ou congelador. Depois, basta aquecer, no microondas, tapada com papel de cozinha por 10 segundos, ou numa frigideira quente.
Com o passar do tempo vão ficando mais secas, mas quando aquecidas voltam a ficar mais maleáveis, desde que o processo de aquecer não seja longo, pois irá secá-las um pouco. Vamos à receita!
Ingredientes das Tortilhas Mexicanas
- 50g de farinha de milho;
- 75g de farinha de mandioca fina (fubá de mandioca);
- 1 colher de café de sal;
- 1 pitada de curcuma (opcional);
- 1/2 colher de café de fermento em pó;
- 1 colher de chá de farinha de linhaça;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 chávena de chá de água morna (200ml).
Preparação das Tortilhas Mexicanas
Aprenda a fazer estas tortilhas a partir do meu vídeo:
Espero que goste desta receita de Tortilhas Mexicanas que são uma verdadeira maravilha.
Se quiser que os seus amigos e familiares também se possam deliciar com estas tortilhassó tem de partilhar a partir das suas redes sociais.
Bom apetite!