O arroz doce é uma receita de origem asiática, e ao que parece chegou até Portugal através da Pérsia, mas é na Índia e Indonésia que encontramos as mais variadíssimas qualidades de arroz.
Apesar de não ser originalmente uma receita portuguesa, foi adoptado, polvilhado com canela e tornou-se uma tradição e foi por nós espalhado pelo mundo, e ainda hoje encontramos em vários territórios de língua portuguesa, boas receitas de arroz doce, no Brasil substituíram o açúcar pelo seu habitual leite condensado, o que tira um pouco do seu encanto, dando-lhe um sabor e textura diferente.
É o Arroz Doce que dá origem à designação “à portuguesa” sendo a uma das primeiras receitas reconhecidas mundialmente dessa forma através duma publicação de a Arte de Cocina de Francisco Martínez Moutiño em 1611, Madrid, e mais tarde na Toscana, no manuscrito Il Panunto Tosacano de Francesco Gaudencio.
Ingredientes de Arroz Doce Alentejano
- 250 g de Água;
- 250 g de Arroz Carolino;
- 250 g de Açúcar;
- 1 Lt de Leite;
- 2 Uni de Limão (Casca);
- 2 Uni de Canela (Paus);
- Q.b. de Sal.
Preparação de Arroz Doce Alentejano
Nesta receita típica de Arroz doce do Alentejo não coloco ovos. O sabor é maravilhoso. Aprende a receita no vídeo.
Para nós portugueses foi sempre uma presença obrigatória em festas e romarias, até mesmo em casamentos, não fosse o arroz um símbolo de fertilidade em países asiáticos. Bom apetite!