in

Receita de Bacalhau com Natas

Receita de Bacalhau com Natas
Bernardino Receitas / Bacalhau com Natas

A receita de Bacalhau com Natas é uma ótima opção para preparar em datas comemorativas especiais como o Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das mães, entre outras ocasiões.

Como qualquer receita popular, sofreu algumas alterações ao longo dos anos, e esta é a minha forma de preparação.

A receita em si consiste em bacalhau desfiado ou lascado envolvido num refogado de cebola juntamente com batatas fritas, molho bechamel (preparado previamente com farinha, natas e leite), polvilha-se por cima queijo ou pão ralado e leva-se ao forno para alourar.

Nós portugueses costumamos preparar uma salada para acompanhar esta deliciosa receita, e para beber um bom vinho branco.

Ingredientes do Bacalhau com Natas

  • 700g Bacalhau
  • 250ml Natas
  • 250ml Leite
  • 800g Batatas cortadas em cubos pequenos
  • 125ml Azeite
  • 2 Cebolas cortadas a meia lua
  • 60g Manteiga
  • 3 Dentes de alho picados
  • 1 Folha de louro
  • 60g Farinha
  • 60g Queijo ralado
  • Noz moscada a gosto
  • Pimenta branca a gosto
  • Óleo para fritar

Preparação do Bacalhau com Natas

  1. Coloque as postas de bacalhau num tacho com água a ferver, e deixe cozer entre 5 a 10 minutos.
  2. Passado esse tempo, retire as postas d’água, deixe arrefecer e reserve a água que cozeu o bacalhau.
  3. Enquanto o bacalhau está arrefecer, frite as batatas.
  4. Não convém as batatas ficarem muito louras, retire-as da fritadeira ou frigideira, disponha numa travessa com papel absorvente, e reserve.
  5. De seguida, desfie o bacalhau em lascas, antes porém, retire a pele e as espinhas. Reserve.
  6. Prepare o molho bechamel, num tacho ao lume, adicione a manteiga e deixe derreter bem, de seguida adicione aos poucos a farinha, sempre mexendo.
  7. Adicione aos poucos na mistura a água que cozeu o bacalhau, sempre mexendo para a mistura não pegar no tacho e não empelotar.
  8. Quando a mistura estiver na consistência que demonstro no vídeo, adicione o leite aos pouco, sempre mexendo.
  9. Adicione de seguida as natas e deixe ferver o molho, quando o molho estiver fervendo, adicione a pimenta, a noz moscada, e uma pitada de sal.
  10. Misture tudo muito bem, desligue o lume e reserve.
  11. Em outro tacho ao lume prepare o refogado, adicione o azeite, a cebola, a folha de louro partida ao meio, e os dentes de alhos picados, e deixe refogar, até a cebola ficar loura.
  12. Assim que a cebola ficar loura, adicione o bacalhau e deixe refogar por 5 minutos, não pare de mexer. Caso o refogado fique muito seco, coloque uma concha d’água que cozeu o bacalhau.
  13. Passado os 5 minutos em que o bacalhau ficou a refogar, retire a folha de louro, e adicione a batata que foi frita anteriormente, misture tudo muito bem.
  14. No fim de 5 minutos, diminua o lume, e adicione a metade do molho bechamel, envolva tudo muito bem, desligue o lume e reserve.
  15. Num tabuleiro ou refratário, adicione um pouco de azeite e espalhe bem pela superfície.
  16. Adicione em seguida o bacalhau, espalhe uniformemente, acrescente por cima a outra metade do molho bechamel e espalhe muito bem, de modo que tape todo o bacalhau.
  17. Adicione por cima o queijo ralado, e leve ao forno pré aquecido a 180ºC de temperatura entre 15 a 20 minutos ou até gratinar.
  18. Assim que estiver gratinado, retire do forno o Bacalhau com natas do forno, pois está pronto para ser servido.

Faça e sirva esta tradicional refeição tão saborosa de Bacalhau com Natas. Vai ver que os seus convidados vão gostar muito. Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da Tarte de Pastel de Nata

Receita da Tarte de Pastel de Nata

Receita do Empadão de Batata Doce e Frango muito simples

Receita do Empadão de Batata Doce e Frango muito simples