in

Receita de Carne de Porco à Lavrador

Receita de Carne de Porco à Lavrador
Bernardino Receitas / Carne de Porco à Lavrador

Receita antiga da culinária portuguesa, Carne de Porco à Lavrador é comida de inverno preparada no tacho de barro pelas esposas dos trabalhadores dos campos e das lavouras, que aguardam seus maridos com este comer na lareira no lume brando. Sua preparação não tem segredo, pois os seus principais ingredientes são a carne de porco, e o pão partido aos bocados.

Se quiser e gostar do meu conteúdo pode acompanhar o meu trabalho tanto nas plataformas do Receitas de Culinária como nas minhas, seja no meu canal de Youtube,  ou no meu Facebook, e ainda no Instagram, e no Site onde publico todas as receitas.

Ingredientes da Carne de Porco à Lavrador

  • 500g de carne de porco (1355 kcal)
  • 4 Dentes de alho (16 kcal)
  • 1 Folha de louro
  • 1 Colher de chá de oregano (6 kcal)
  • 1 Colher de sopa de sal grosso ( 0 kcal)
  • Calda de tomate à gosto (7 kcal)
  • Puré de tomate à gosto (13 kcal)
  • 1 Cebola (46 kcal)
  • ½ Copo de vinho branco (89,64 kcal)
  • Azeite à gosto ± 20ml (176,8 kcal)
  • Pimenta à gosto (2,55 kcal)
  • Piri piri (3 kcal)
  • 600g de pão caseiro (1560 kcal)

Preparação da Carne de Porco à Lavrador

  1. Primeiramente tempere a carne com sal, alho, calda de tomate, orégano, a folha de louro (corta-se ao meio), um pouco de piri piri picante, puré de tomate, o vinho branco, um pouco de pimenta. Misture tudo muito bem com as mãos e deixe estar no frigorifico por 4 horas.
  2. Passado as 4 horas faça o refogado.
  3. Num tacho coloque um fio de azeite e a cebola, e um pouco d’água e deixe refogar, até a cebola ficar loura.
  4. No fim de ficar loura, ponha então a carne temperada anteriomente. Deixa estar a carne com o lume brando pelo tempo de 20 minutos, entretanto vá mexendo sempre.
  5. No fim de 20 minutos verifique se a carne já está cozida, se sim, desligue o fugão e reserve.
  6. Num tacho de barro, coloque as sopas, ou seja, o pão caseiro cortado a mão, e em cima das sopas coloque toda a carne juntamente com o molho, espalhando muito bem , tape o tacho e deixa estar pelo tempo de 15 minutos.
  7. Após o tempo de 15 minutos sirva-se, e bom apetite.

E agora já tem mais uma opção para o seu próximo almoço ou jantar! Espero que agrade o paladar de todos que se dispuserem a preparar esta receita, assim como agrada cá em casa. Por isso, envie esta receita com quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da Tarte de Coco fácil e com apenas 5 ingredientes

Receita da Tarte de Coco fácil e com apenas 5 ingredientes

Receita da Delícia de Chocolate

Receita da Delícia de Chocolate