Receita antiga da culinária portuguesa, Carne de Porco à Lavrador é comida de inverno preparada no tacho de barro pelas esposas dos trabalhadores dos campos e das lavouras, que aguardam seus maridos com este comer na lareira no lume brando. Sua preparação não tem segredo, pois os seus principais ingredientes são a carne de porco, e o pão partido aos bocados.
Se quiser e gostar do meu conteúdo pode acompanhar o meu trabalho tanto nas plataformas do Receitas de Culinária como nas minhas, seja no meu canal de Youtube, ou no meu Facebook, e ainda no Instagram, e no Site onde publico todas as receitas.
Ingredientes da Carne de Porco à Lavrador
- 500g de carne de porco (1355 kcal)
- 4 Dentes de alho (16 kcal)
- 1 Folha de louro
- 1 Colher de chá de oregano (6 kcal)
- 1 Colher de sopa de sal grosso ( 0 kcal)
- Calda de tomate à gosto (7 kcal)
- Puré de tomate à gosto (13 kcal)
- 1 Cebola (46 kcal)
- ½ Copo de vinho branco (89,64 kcal)
- Azeite à gosto ± 20ml (176,8 kcal)
- Pimenta à gosto (2,55 kcal)
- Piri piri (3 kcal)
- 600g de pão caseiro (1560 kcal)
Preparação da Carne de Porco à Lavrador
- Primeiramente tempere a carne com sal, alho, calda de tomate, orégano, a folha de louro (corta-se ao meio), um pouco de piri piri picante, puré de tomate, o vinho branco, um pouco de pimenta. Misture tudo muito bem com as mãos e deixe estar no frigorifico por 4 horas.
- Passado as 4 horas faça o refogado.
- Num tacho coloque um fio de azeite e a cebola, e um pouco d’água e deixe refogar, até a cebola ficar loura.
- No fim de ficar loura, ponha então a carne temperada anteriomente. Deixa estar a carne com o lume brando pelo tempo de 20 minutos, entretanto vá mexendo sempre.
- No fim de 20 minutos verifique se a carne já está cozida, se sim, desligue o fugão e reserve.
- Num tacho de barro, coloque as sopas, ou seja, o pão caseiro cortado a mão, e em cima das sopas coloque toda a carne juntamente com o molho, espalhando muito bem , tape o tacho e deixa estar pelo tempo de 15 minutos.
- Após o tempo de 15 minutos sirva-se, e bom apetite.
E agora já tem mais uma opção para o seu próximo almoço ou jantar! Espero que agrade o paladar de todos que se dispuserem a preparar esta receita, assim como agrada cá em casa. Por isso, envie esta receita com quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber. Bom apetite!