E em modo de aproveitamentos uma vez que tinha umas claras de ovo que me tinham sobrado da receita anterior, resolvi fazer um Molotof caseiro, uma vez que o pai cá de casa adora.
É prático e rápido e em apenas 30 minutos terá uma bela sobremesa. Poderá polvilhar com amêndoas laminadas tostadas ou com doce de ovo, isso ficará ao seu critério.
Experimentem, espero que gostem. Deliciem-se!
Ingredientes do Molotof Caseiro
• 300g de açúcar
• 6 claras de ovos
• 1 mão cheia de amêndoas laminadas p/ polvilhar
• 2 colheres de sopa de água
Preparação do Molotof Caseiro
- Pré aqueça o forno a 170ºC
- Comece por colocar um tacho 150g de açúcar e duas colheres de sopa de água. Leve ao lume baixo para caramelizar. Quando começar a atingir uma cor amarelada, é neste ponto que retira do lume.
- Deite numa forma com buraco de forma a fique totalmente revestida com o caramelo e de forma a guardar um pouco para juntar às claras.
- Bata as claras em castelo e vá acrescentando aos poucos o restante açúcar, mas sem nunca deixar de bater.
- Junte o caramelo reservado às claras, envolvendo bem para que se espalhe de forma uniforme.
- Coloque o preparado na forma já untada com o caramelo. Bata com a forma na bancada, para que perca as bolhas de ar.
- Leve ao forno em banho-maria, mergulhado num tabuleiro de forno meio de água já bem quente, por 10 minutos. Ao fim desse tempo, desligue o forno, deixe a porta entreaberta e deixe ficar o pudim mais 20 minutos no forno.
- Retire do forno de deixe arrefecer totalmente na forma antes de desenformar. Enquanto arrefece deite numa frigideira um punhado de amêndoas laminadas e deixe tostar um pouco, reserve.
- Sirva fresco polvilhado com amêndoas laminadas tostadas, que tostou previamente no lume.
Identifique aquele/a amigo/a que gosta de um bom pudim Molotof! Faça like e diga-me o que acha. Guarde a receita e faça esta maravilha… vai ver que vai adorar!