in

Receita de Tornozelo de Porco no Forno

Receita de Tornozelo de Porco no Forno
Bernardino Receitas / Tornozelo de Porco no Forno

Toda gente sabe que a carne de porco é muito apreciada pelo povo português e todas as partes do suíno são utilizadas na nossa culinária, prestando-se as mais variadas formas de preparação culinária: grelhadas, fritas, assadas, salteadas, defumada, entre outras, que tornam a carne suína efectivamente atraente ao paladar.

Os portugueses possuem um apreço singular por esta carne, pois a nossa raiz cultural está profundamente arraigada às tradições rurais, que por muitos séculos as famílias procediam a matança do porco no inicio do inverno e enchiam as salgadeiras e os fumeiros de carnes que permitiam o abastecimento das famílias ao longo dos meses.

Como do porco tudo se aproveita e preparamos várias receitas e iguarias que podem, por vezes, ser novidades na culinária de outros países e povos, o que para nós é, somente uma forma diferente de preparação. Como esta de Tornozelo de Porco no Forno, que talvez muita gente não conheça, mas quem a conhece sabe que ela fica saborosa e estaladiça, podendo ser servida tanto como prato principal, acompanhada de outros ingredientes, quanto como um delicioso petisco, a depender da finalidade que cada um irá dar a receita.

Ingredientes do Tornozelo de Porco no Forno

  • 1 Tornozelo de porco de 600g 
  • 1 Colher de sopa de sal grosso
  • 2 Dentes de alho fatiados 
  • 1 Folha de louro 
  • 10ml de Vinagre branco 
  • 1 Colher de sopa rasa de sal fino

Preparação do Tornozelo de Porco no Forno

  1. Comece a receita temperando a peça com sal grosso, os alhos fatiados, e a folha de louro partida ao meio. Deixe marinar por 1 hora.
  2. Após o tempo em que o tornozelo ficou a marinar, leve ao tacho com água a ferver e deixa-se cozer por 30 minutos.
  3. Passado os 30 minutos, retire o tornozelo d’água e seque bem o couro com papel toalha ou papel de cozinha.
  4. Faça pequenos furos somente na parte do couro, adicione vinagre branco somente no couro, e o sal fino por todo o tornozelo.
  5. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus de temperatura por 60 minutos, entretanto, vire a peça para assar de ambos os lados.
  6. Passado os 60 minutos, ou o tempo necessário que irá depender de cada forno, retire o tornozelo.
  7. Separe a carne do osso, e verifique como fica suculenta por dentro e estaladiça por fora.
  8. Espero que goste e bom apetite.

Não se esqueça de partilhar esta delícia com os seus amigos e familiares, de certeza que vão adorar! Use os botões de partilha para dar a conhecer a quem mais gosta! E se gostar deste tipo de conteúdos pode SEGUIR a página das Receitas de Culinária. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da deliciosa Mousse de Morango com Mousse vde Chocolate

Receita da deliciosa Mousse de Morango com Mousse de Chocolate

Receita da Torta de Atum que é uma delícia

Receita da Torta de Atum que é uma delícia