O Outono chegou e já se sente o tempo mais fresco, pelo menos de manhã bem cedo e ao fim do dia. As sobremesas frescas e a saber a Verão começam a ficar esquecidas (se bem que sabem sempre bem) e apetece antes doces que tragam conforto e aquela sensação agradável de sol de Inverno a bater-nos na cara. Este Clafoutis de Uvas foi uma agradável surpresa porque parece mesmo anunciar que já estamos na época da queda das folhas.
O Clafoutis de Uvas é um doce típico francês, sendo que o original é feito com cerejas. Mas há versões com as mais variadas frutas. Decidi respeitar a sazonalidade e fazer a versão com uvas. Acredito que com outras frutas fique igualmente delicioso. Como tanto gosto de uvas pretas como de brancas, optei por fazer com os dois tipos. No entanto, podes optar por fazer o Clafoutis apenas com um tipo de uvas.
Ingredientes do Clafoutis de Uvas
- 50 gr. de farinha;
- 2 dl. de leite;
- 2 col. de sopa de amido de milho;
- 4 col. de sopa de açúcar branco;
- 200 gr. de uvas brancas e pretas;
- Extrato de baunilha q.b.
Preparação do Clafoutis de Uvas
- Começa por untar uma tarteira com manteiga ou com spray antidesmoldante. Espalha um pouco de açúcar branco. Pré-aquece o forno a 180º.
- Corta as uvas ao meio, retira as grainhas, caso tenham, e coloca-as na tarteira até a encheres na totalidade.
- De seguida, mistura 50 gr. de farinha, 2 colheres de sopa de amido de milho, 4 colheres de sopa de açúcar e 3 ovos e mexe bem. Acrescenta 2 dl. de leite e extrato de baunilha q.b. e volta a misturar tudo até teres um creme. Coloca esta mistura por cima das uvas na tarteira e polvilha com um pouco de açúcar. Leva ao forno durante cerca de 40 minutos.
- No final, podes polvilhar com açúcar em pó.
Depois de ter esta minha sugestão de Clafoutis de Uvas tem mesmo de experimentar e deliciar-se.
Se gostar do resultado final envie a receita a quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber esta receita. Bom apetite!