Receita do Doce de Abóbora de Chila ou Gila 

E nesta receita vou-lhe ensinar todo o passo-a-passo de como pode fazer um Doce de Abóbora de Chila ou Gila. O Doce de Chila ou Gila é um doce tradicional português que é usado numa série de doces portugueses, seja como doce ou como complemento.

Este é um doce que demora um pouco a fazer mas não é complicado e é delicioso sozinho ou com bolachinhas e pão, podemos também colocá-lo com o doce de abóbora ou como recheio de pastéis, e também no bolo rei com chila.

Publicidade

Ingredientes do Doce de Abóbora de Chila

  • 1 abóbora de chila;
  • Água;
  • 1 pitada de sal;
  • Metade do peso da abóbora em açúcar (se depois da abóbora cozinhada tiver 600g deve usar 300g de açúcar);
  • 300ml de água (igual ao açúcar);
  • Paus de canela;
  • Raspa de limão.
Publicidade

Preparação do Doce de Abóbora de Chila

Para além de todos os passos e dicas do meu vídeo também tem o passo-a-passo por escrito para poder copiar e colar no seu livro de receitas:

  1. Comece por abrir a abóbora de chila partindo, pode usar um martelo ou deixar ela cair ao chão, não use facas porque estas dão gosto e alteram o sabor do doce de chila final.
  2. Com as mãos separe a abobora de chila em pedaços com a casca, retire as sementes/pevides e os filamentos amarelos.
  3. Agora passe os pedaços de abobora de chila por várias águas, até deixar de fazer espuma, depois pode deixar a abóbora de chila mergulhada em água com sal por cerca de 8 horas.
  4. Numa panela grande com água e uma pitada de sal, junte a abóbora de chila e deixe cozer por uns 40 minutos até ficar tenra e começar a separar da casca. Tire do lume e deixe arrefecer, retire a casca que deve sair facilmente e retire com as mãos ou uma colher de pau (outra vez não use utensílios metálicos) todos os fios e desfaz bem a abobora de chila, ponha esta num escorredor e deixe ela a escorrer bem, pelo menos uns 30 minutos até sentir que está bem escorrida.
  5. Agora pese a abobora de chila, o valor que obtiver vamos colocar metade de açúcar.
  6. Numa panela, leve ao lume 300 gramas de açúcar, uns 300ml de água, a canela e o limão, mexe e deixa ferver até atingir o ponto pérola, o que deve demorar uns 8 minutos.
  7. Agora junte a abóbora e sempre com uma colher de pau mexe sem parar, separando sempre os fios, até que quando passares a colher de pau pelo fundo da panela esta fizer uma estrada, então está no ponto certo, retire do lume e deixe arrefecer antes de guardar em frascos esterilizados.

Está na altura de ir buscar os ingredientes necessários e colocar em prática esta receita tão saborosa de Doce de Abóbora de Chila que lhe vai ser muito prática para outras receitas.

Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita!

Publicidade
Nelson Sousa Receitas
Nelson Sousa Receitas
Olá, seja bem-vindo ao meu projeto de receitas: Nelson Sousa Receitas. O meu nome é Nelson Sousa e vou te ensinar muitas receitas simples e fáceis. Tenho o meu canal de Youtube cheio de receitas práticas e gostosas, partilho pelo menos uma vez por semana no canal, venha aprender e ajudar este canal a crescer!
ÚLTIMAS RECEITAS
Publicidade
OUTRAS RECEITAS DELICIOSAS
Publicidade

Conte-nos todas as suas dúvidas, dicas ou sugestões para esta receita!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui