E dirão vocês, mas onde estão os Croissants Recheados com Doce de Ovos? Pois, era suposto serem croissants mas um esquecimento meu, ontem à noite, o que devia e era suposto ficar a levedar meia hora, passou para uma noite inteira e só hoje de manhã me lembrei deles. Resultado?
Fui dar com eles completamente espalmados e estendidos na forma, mas não foi isso que me fez desanimar e liguei na mesma o forno. Não saíram nada perfeitinhos de formato, mas estão absolutamente deliciosos!!
Ingredientes dos Croissants Recheados com Doce de Ovos
- 500 g de farinha T65;
- 2 ovos;
- 90 g de açúcar;
- 1 pitadinha de sal;
- 70 g de manteiga, à temperatura ambiente;
- 20 g de fermento fresco de padeiro;
- 130 g de água morna.
Ovos moles:
- 100 g de água;
- 200 g de açúcar;
- 6 gemas de ovo.
Preparação dos Croissants Recheados com Doce de Ovos
- Comece por fazer o doce de ovos:
- Coloque no copo do robot, a água e o açúcar e aqueça 20 minutos, Varoma na velocidade 1.
- Retire o copo da base para que arrefeça mais depressa e deixe a calda arrefecer até aos 60°C, (cerca de 15 minutos). Corte as gemas com a ajuda de uma faca e passe por um passador de rede fina.
- Deite um pouco da calda sobre as gemas e misture. Insira depois a borboleta no copo e programar 5 minutos a 100°C na velocidade 1 e adicione as gemas em fio, através do bocal da tampa. Retire de imediato e deixe arrefecer.
- Ou façam à mão, levando o açúcar e a água ao lume até fazer ponto de xarope e logo depois juntar as gemas primeiramente desfeitas, num pouco da calda quente). Mexer até engrossar.
- Massa dos croissants:
- Deite no copo do robot, a água, o açúcar, o fermento e programar 2 minutos, 37° C na velocidade 2. (Se usarem máquina de pão, é colocar tudo de uma vez lá dentro e escolher o programa amassar ou amassarem tudo à mão até a massa começar a despegar das mãos e ficar moldável).
- De seguida, junte os restantes ingredientes e programar 30 segundos na velocidade 3 e depois mais 5 minutos na velocidade espiga/amassar. Se a achar ainda muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha, até a massa começar a despegar das paredes do copo, amassando mais um pouco. Deixe a levedar por cerca de uma hora.
- Estique a massa em forma de rectângulo e cubra com o doce de ovos. Corte depois em triângulos, e sem pressionar demasiado, enrole cada um dando-lhe a forma de croissants. Deixe a levedar mais 30 minutos dentro do forno (e foi aqui que aconteceu a desgraça total pois já era fim da noite, e não é que me esqueci deles, até hoje de manhã?).
- Pincelar com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos (a meio do tempo polvilhe os croissants com açúcar).
Agora está na altura de ir preparar esta deliciosa receita de Croissants Recheados com Doce de Ovos.
Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar. Bom apetite