O bacalhau é uma presença ilustre e tradicional na mesa dos portugueses. Com uma história que remonta a séculos, este peixe salgado tornou-se um elemento essencial na culinária.
O bacalhau é celebrado em diversas receitas e preparações culinárias. Desde o clássico Bacalhau à Brás até o requintado Bacalhau à Gomes de Sá, este peixe versátil encontra-se nas mesas familiares e em restaurantes.
O Natal em Portugal, por exemplo, não ficaria completo sem a presença de pratos de bacalhau. A Consoada, a ceia tradicional de Natal, muitas vezes destaca uma das várias maneiras de preparar bacalhau.
Se preferir comprar o bacalhau seco, pode depois optar por congelar algumas das partes que não pretende usar no imediato.
Dicas para congelar o bacalhau
Antes de congelar, assegure-se de dessalgar o bacalhau de maneira apropriada. Retire o excesso de sal, seguindo os métodos tradicionais, como a imersão em água, trocando-a regularmente.
Após dessalgar, seque completamente o bacalhau com um pano limpo. A humidade excessiva pode resultar numa textura e sabor comprometidos durante o congelamento.
Pincele toda a superfície do bacalhau com um bom azeite. Isso não apenas contribuirá para preservar a humidade, mas também adicionará sabor e protegerá o peixe durante o congelamento.
Coloque o bacalhau num recipiente hermético ou use um método de vácuo para evitar a entrada de ar, o que pode causar queimaduras de congelamento e deterioração da qualidade do peixe. Deve depois consumir o bacalhau dentro de um período aceitável.
Descongelamento Seguro: Ao descongelar, faça-o de maneira segura. Evite descongelar à temperatura ambiente para impedir o crescimento de bactérias. Coloque no frigorífico a descongelar.