A 3ª edição dos Petiscos e Vinhos do Tejo está a decorrer até dia 2 de julho, em Santarém.
Para esta iniciativa, inserida na programação de “Santarém Capital da Gastronomia”, foi criada uma rede de espaços de restauração e de gastro bares.
Os 30 restaurantes e gastro bares aderentes encontram-se na zona urbana da cidade de Santarém e vão servir aos visitantes um petisco e um copo de vinho da região dos Vinhos Tejo.
O evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento da atividade económica do concelho, de forma a dar a conhecer o Turismo Enogastronómico.
Prove a gastronomia de Santarém
A gastronomia de Santarém é um verdadeiro tesouro, repleta de pratos típicos que surpreendem os visitantes.
A influência do rio Tejo é evidente na gastronomia. O peixe fresco é um dos destaques da culinária local, com pratos como o Ensopado de Enguias, Petingas de Escabeche e Sável frito com açorda.
Outro prato típico que merece destaque é a Sopa da Pedra, feita com feijão, carne de porco, enchidos, legumes e outros ingredientes, resultando em um caldo rico em sabores.
Além dos pratos à base de peixe e da sopa da pedra, Santarém é famosa pelos seus doces regionais, como os pampilhos, que são rectângulos de massa com ovos moles, polvilhados de canela. Tem ainda as típicas Celestes de Santa Clara, que são doces de amêndoa e ovos.
Não deixe de explorar a rica culinária de Santarém e experimente os sabores autênticos da região.