As receitas típicas de Natal são parte essencial da celebração desta época festiva. Com uma rica tradição culinária, a mesa portuguesa oferece uma variedade de pratos deliciosos.
Uma das principais estrelas da mesa natalícia é o bacalhau. O famoso Bacalhau com todos é uma receita tradicional e consiste nos lombos de bacalhau cozidos com batatas, couves e ovo. Este prato é muito apreciado pelos portugueses e não pode faltar na ceia de Natal.
Bacalhau de Consoada
Para esta receita típica terá de colocar os lombos de bacalhau num tacho com água. Adicione um dente de alho esborrachado e uma folha de louro. Tempere com uma colher de chá de sal e reserve. Enquanto isso, separe as folhas de couve e cozinhe-as em água fervente até ficarem macias.
Num outro tacho, coloque os ovos e as batatas descascadas. Cubra com água e tempere com uma colher de chá de sal. Após 10 minutos de fervura, retire os ovos e continue a cozinhar as batatas até ficarem macias.
Coloque os legumes numa travessa e disponha por cima os lombos de bacalhau, sem pele e sem as espinhas maiores. Regue com azeite e decore com os ovos cozidos cortados ao meio.
Polvo à Lagareiro
Outra receita bastante popular é o Polvo à Lagareiro. O polvo é cozido e depois grelhado, servido com batatas douradas em azeite, alho e ervas aromáticas. É uma opção deliciosa e sofisticada para celebrar o Natal.
Comece por cozer o polvo numa panela com água, azeite, alho esmagado e cebola com casca, cerca de 40 minutos, até que o polvo esteja macio.
Tempere o polvo com sal. Separe a cabeça do polvo dos tentáculos e coloque os tentáculos numa travessa que possa ir ao forno. Lave bem as batatinhas e envolva-as em sal. Asse as batatas a 160 ºC cerca de 35 minutos para que fiquem macias. Retire o excesso de sal das batatas e adicione-as aos tentáculos na travessa.
Regue o polvo e as batatas com azeite, e adicione dentes de alho esmagados, folhas de louro e pimenta branca moída. Leve a travessa ao forno. Quando o polvo estiver dourado, está pronto. Se preferir pode polvilhar a travessa com salsa picada e servir o polvo à lagareiro imediatamente.
Leitão para o dia de Natal
O tradicional Leitão Assado também marca presença nas mesas de Natal em muitas regiões do país. O leitão é temperado e assado lentamente, resultando numa carne suculenta e crocante. É um prato que representa a tradição e o sabor da culinária portuguesa.
Para sobremesa, não pode faltar o famoso Bolo Rei. Este bolo de massa macia e amanteigada está recheado com frutas cristalizadas e frutos secos. No topo, é decorado com açúcar em pó e frutas secas. O Bolo Rei é um símbolo do Natal em Portugal e costuma ser partilhado entre familiares e amigos. Aprenda a fazer este bolo em casa, com esta receita de Bolo Rei.