Mirandela, cidade situada no distrito de Bragança, no norte de Portugal, localizada na região do Trás-os-Montes, celebra o seu feriado municipal a 25 de Maio.
No dia em que se assinala o feriado municipal de Mirandela, a Câmara Municipal tem o hábito de celebrar a data com o habitual hastear da bandeira no Palácio dos Távoras e uma parada no Largo do Município.
Aproveite para visitar Mirandela por estes dias, certamente encontrará muitos motivos de interesse pelo município e pela região envolvente.
Bons motivos para visitar Mirandela
Se estiver por estas bandas, visite a Ecoteca, na qual se integra a Porta de Entrada de Mirandela do Parque Regional Natural do Vale do Tua. Trata-se de um espaço interativo de conhecimento e promoção local, com informação sobre a fauna, flora e património natural e cultural.
Mirandela é famosa pela sua produção de azeite. A “Terra do Azeite” contém grande quantidade de olivais e antigos lagares que podem ser visitados. É o caso do Lagar Comunitário de Azeite de Vale de Lobo, que se situa no largo da aldeia e é propriedade da população de Vale de Lobo. Já não se encontra em laboração, tendo sido a última confeção de azeite elaborada há cerca de 31 anos.
Para comer e relaxar visite o parque de Merendas de Mirandela que se situa na margem direita do rio Tua, junto ao açude da Ponte Europa. É um local agradável e calmo.
Bons pratos típicos para saborear em Mirandela
Quem passa por Mirandela fica fã da gastronomia e dos pratos tradicionais como o fumeiro (enchidos fumados), o cordeiro à moda de Mirandela e a bem conhecida Alheira de Mirandela, que representa a identidade do povo, tornando-se num símbolo local.
A Alheira de Mirandela é um enchido tradicional fumado, com os principais ingredientes a carne e gordura de porco, a carne de aves, pão de trigo, o azeite e a banha, sal, alho e colorau doce e/ou picante.
Também o Cabrito Transmontano é produto certificado. O Cabrito Transmontano (DOP) é proveniente de animais de raça caprina Serrana, alimentado à base de leite materno. A sua produção obedece a regras inseridas no Caderno de Especificações e envolve o controlo de entidade certificadora, garantindo que o processo seja verdadeiramente genuíno e tradicional.
Há várias maneiras de degustar o Cabrito Transmontano. Pode deliciar-se dos assados, aos ensopados, ou às Caldeiradas de Cabrito, onde também o pão, o Azeite, os vinhos da região e os doces não deixam de marcar presença.
Esses são apenas alguns exemplos da rica gastronomia e dos produtos locais de Mirandela. A cidade e a região circundante oferecem uma variedade de pratos tradicionais e produtos artesanais que refletem a cultura e os sabores da região.