A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional da Igreja Católica que reúne jovens de todo o mundo para celebrar sua fé, compartilhar experiências e participar de momentos de reflexão e oração com o Papa.
A Jornada Mundial da Juventude, que decorre entre os dias 1 a 6 de Agosto, é um momento de grande importância para a juventude católica. Trata-se de uma oportunidade única de encontro com outros jovens, de diferentes culturas e origens, que compartilham a mesma fé e valores.
Além disso, a JMJ também contribui para a promoção do turismo religioso e cultural no país, uma vez que a chegada de jovens de todo o mundo movimenta a economia local e coloca a cidade e o país em destaque internacional.
A Jornada Mundial da Juventude 2023 será presidida pelo Papa Francisco, que fará uma visita a Lisboa, e ainda passará por Fátima.
Os participantes da JMJ 2023 terão acesso a uma série de atividades, podendo participar em missas e orações, assistir a catequeses ministradas por bispos e sacerdotes, integrar oficinas de música, arte sacra, teatro, entre outras. Haverá ainda a peregrinação ao Santuário de Fátima, e muitos momentos de convivência e integração, onde existirá partilhas entre os jovens.
Onde comer na Jornada Mundial da Juventude?
Os peregrinos e voluntários, inscritos com o pacote que inclui a alimentação, poderão comer durante a semana da JMJ Lisboa 2023, nos vários estabelecimentos que aderiram à iniciativa e aceitaram o desafio da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
São mais de 1200 os estabelecimentos parceiros, que irão disponibilizar mais de dois milhões de refeições durante a semana da JMJ Lisboa 2023. Desde cadeias internacionais a estabelecimentos mais tradicionais, são muitos aqueles que se querem associar à Rede de Restauração da JMJ Lisboa 2023.
Entre os estabelecimentos estão a Telepizza, a Domino’s, a PizzaHut, a Papa Johns, o McDonald’s, o Burger King, o The Good Burger, os 100 montaditos, o Subway, o Taco Bell e o KFC. Quanto às cadeias e estabelecimentos nacionais, encontram-se inscritos o Pingo Doce, a PokeHouse, a Portugália, a Padaria Portuguesa, o Jeronymo, o Pão da Vila, o Dote, entre muitos outros.
Para já sabe-se que os restaurantes e estabelecimentos aderentes vão ter menus especiais para o evento, com o preço de 7€. Cada espaço criará o seu menu mas todos terão o mesmo custo. A única condição é ter fruta e prato principal.
Os participantes só terão apresentar um QR code que receberão na inscrição.