Torta de coco, uma torta muito simples e fácil de fazer, sem glúten, sem açúcar refinado e com um resultado final incrível.
Esta torta é mais uma receita de infância que fui buscar ao livro de receitas da minha mãe. Ela fazia muitas vezes esta torta entre outras receitas doces clássicas da nossa doçaria.
É certo que estas receitas antigas, feitas pelas nossas mães e avós, são uma barbaridade nas quantidades de açúcar e tudo mais. Esta torta leva 500g de açúcar! Mas também antigamente os doces eram ocasionais e essas quantidades de açúcar ajudavam a conservar.
A minha mãe continua a fazê-las, assim como a maioria da população, lá vão reduzindo, ou não, as quantidades, e este tipo de doçaria continua com muitos adeptos.
Ao relembrar esta torta lembrei-me de pegar em mais esta receita para adaptar, assim como já fiz com tantas outras. Esta foi bem simples, pois não tem farinha, só tive de reduzir e mudar o açúcar e fazer os ajustes devido a esta alteração.
Ingredientes de Torta de Coco
- 125g de manteiga derretida
- 150g de açúcar mascavado
- 150g de côco ralado
- 6 ovos
Preparação de Torta de Coco
- Numa taça colocar a manteiga derretida e juntar o açúcar. Mexer muito bem.
- Adicionar o côco ralado e mexer até estar tudo bem misturado.
- Juntar os ovos um a um, mexendo muito bem entre cada adição.
- Verter o preparado para dentro de uma forma (30×30cm) forrada com papel vegetal de cozinha e untada com um pouco de manteiga.
- Levar ao forno pré aquecido a 180° por cerca de 12 a 15 minutos. Não deixar cozer demasiado, pois vai ficar muito seca e quebra ao enrolar.
- Assim que estiver cozida deve ser retirada do forno e desenformada sobre um pano humedecido. Enrolar de imediato e deixar, a arrefecer, enrolada dentro do pano que usou para a enrolar.
- Depois de fria retirar o pano e colocar numa torteira. Perto da hora de servir polvilhar com um pouco de açúcar mascavado reduzido a pó ou farinha de côco, caso não queira usar mais açúcar.
Saiu uma torta, para os fãs de côco, muito simples e deliciosa, com poucos ingredientes, que me recordou os sabores de infância.