As festas da cidade de Coimbra estão a decorrer. O evento teve inicio a 30 de junho e decorre até dia 8 de julho, no Jardim da Sereia.
Carminho, Nena e Paulo Gonzo já subiram ao palco. Bárbara Tinoco, Fingertips, entre outros artistas, vão atuar nas Festas da Cidade de Coimbra, que conta também com três espetáculos protagonizados por músicos do concelho.
Está em Coimbra? Não se esqueça de provar os Pastéis de Santa Clara, as Arrufadas e os Pastéis de Tentúgal
E se vai a Coimbra, vai ter de provar os pratos típicos da região e deliciar-se com os doces tradicionais e pratos típicos.
A doçaria de Coimbra tem raízes profundas, em grande parte por influência dos vários conventos e mosteiros que existiram na cidade. Exemplo disso são os Pastéis de Santa Clara ou as Arrufadas, que já tem certificação regional.
Os Pastéis de Santa Clara são pequenas tortas de amêndoa feitas com uma massa fina e crocante. O recheio é composto por uma mistura de ovos e amêndoas, resultando em um sabor doce e levemente amanteigado. São uma especialidade da doçaria conventual de Coimbra, associados ao Convento de Santa Clara-a-Nova. Os pastéis têm uma aparência elegante e são muito apreciados pelos amantes de doces finos.
Já as famosas Arrufadas são pãezinhos doces típicos da região de Coimbra. São feitos com uma massa macia e fofa, semelhante a um pão doce. Geralmente, são cobertos com uma generosa camada de açúcar em pó, que lhes confere uma textura crocante por cima. As Arrufadas são uma escolha popular para o pequeno almoço ou para acompanhar um café ou chá ao longo do dia.
Ainda não se pode esquecer de provar os pastéis e queijadas de Tentúgal, que apesar de não serem oriundos da cidade de Coimbra, são presença assídua nas pastelarias.
Os Pastéis de Tentúgal são originários da vila de Tentúgal, próxima a Coimbra, e os pastéis são feitos com uma fina massa folhada recheada com um delicioso creme de ovos e amêndoas. São crocantes por fora e cremosos por dentro.
Quanto às refeições, já que está no centro de Portugal, prove o “Leitão à Bairrada“. O Leitão à Bairrada é um prato tradicional português feito com leitão assado inteiro, temperado com sal e, às vezes, temperos como alho, louro e pimenta. É assado lentamente em forno a lenha até ficar com uma pele crocante e dourada e uma carne suculenta e macia.
O Leitão à Bairrada é um prato muito apreciado em Coimbra e em toda a região da Bairrada, sendo considerado uma especialidade gastronómica local.
Também a Chanfana é frequentemente servida no centro de Portugal. É uma especialidade feita com carne de cabra ou carneiro, marinada em vinho tinto, temperada com alho, louro e outras especiarias, e cozida lentamente em forno a lenha. A Chanfana é frequentemente servida com batatas cozidas e regada com o molho rico resultante do cozer da carne. É um prato reconhecido pela sua tradição e sabor único.
Mas ainda pode saborear o Arroz de Lampreia que é outro prato tradicional de Coimbra. A lampreia é um peixe de água doce conhecido por seu aspecto peculiar e sabor característico. No Arroz de Lampreia, o peixe é cozido com arroz em um caldo rico, geralmente preparado com vinho tinto, cebola, alho, tomate e especiarias. O arroz absorve os sabores da lampreia e do caldo, resultando em um prato saboroso e consistente.