Anualmente, diversos municípios na região da Guarda vestem-se a rigor para acolher as tradicionais feiras e festivais dedicados ao emblemático Queijo da Serra da Estrela.
Este ano não será exceção, com as celebrações nos dias 10 a 13 de fevereiro, no Mercado Municipal de Seia, com a realização da 47.ª edição da tão aguardada Feira do Queijo da Serra.
Ao longo de quatro dias, o evento destaca-se pela criação de um mercado vibrante, dedicado à promoção dos mais distintos produtos endógenos da região.
Além da estrela da festa, o Queijo da Serra, os visitantes poderão explorar e saborear uma variedade de produtos regionais, desde o autêntico pão, vinho do Dão, enchidos tradicionais, azeite excecional até ao mel puro e delicioso.
A diversidade da Feira do Queijo da Serra vai além dos sabores, abraçando também a riqueza do artesanato local, com especial destaque para a lã da Serra da Estrela. Os visitantes podem esperar animação musical envolvente, a recriação da típica Quinta do Pastor, a mostra do Cão Serra da Estrela e emocionantes demonstrações culinárias que revelam os segredos por trás das iguarias tradicionais.
A festividade não se limita apenas aos produtos, mas também celebra o Carnaval de uma maneira única, integrando as tradições e a rica herança cultural da região. A autarquia destaca o evento como “uma oportunidade para saborear os melhores sabores regionais e conviver com as tradições da Serra da Estrela”.
Quando as celebrações em Seia chegarem ao fim, a chama da tradição será passada para várias outras autarquias, como Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Nelas ou Tábua, entre muitas outras, que continuarão a enaltecer o Queijo da Serra e a celebrar os autênticos sabores da região nas semanas seguintes.