A Tarte de Natas é mais uma sobremesa que faz parte da pastelaria (confeitaria) portuguesa, bem tradicional na nossa culinária. Porém, muita atenção! Esta tarte não é igual a receita dos pastéis de natas ou de Belém, uma vez que os pasteis são confecionados com massa folhada, e a tarte que vos apresento é preparada com a massa areada, portanto, não é de bom confundir os dois doces, mas há quem prepare esta mesma tarte usando massa folhada.
A Tarte de Natas tradicional, é bom que se diga que, apesar do nome, não leva natas nem na massa e nem no recheio. Como dito acima, é uma sobremesa tipicamente portuguesa, porém, não se sabe nem onde, nem como e nem quando surgiu em nossa culinária. Eu não tenho nenhuma informação a respeito, alguém tem?
E por falar em casa portuguesa, vim à casa da Fátima Alves, que está sempre a preparar os doces e sobremesas da culinária tradicional portuguesa, mesmo morando fora de Portugal. É ela quem vai ensinar a confecionar de forma bem didática e simples a Tarte de Natas, desde a preparação da massa até o momento em que é retirada do forno.
Perceba, não existe segredos e os ingredientes são fáceis de encontrar em qualquer shop ou supermercado do mundo. Assim, fica a conhecer mais uma sobremesa para agregar ao seu cardápio de doces e sobremesas e já posso adiantar que fica uma delícia.
Ingredientes da Tarte de Natas
- 150g Farinha de trigo
- 75g Açúcar
- 75g Manteiga
- 1 Ovo
Recheio
- 500ml Leite
- 150g Açúcar
- 4 Gemas
- 50g Amido de milho (maizena)
- 1 Casca de limão
Preparação da Tarte de Natas
- Numa tigela junte a farinha com o açúcar e misture. Acrescente o ovo e misture novamente os ingredientes. Adicione por último a manteiga derretida para ser mais fácil para trabalhar a massa.
- Misture todos os ingredientes até ficar na forma de uma massa e descolar toda do fundo da tigela e das mãos.
- Deixe a massa repousar por 30 minutos. Enquanto a massa está a descansar, prepare o recheio.
- Num tacho junte o açúcar e o amido de milho, dê uma leve mexida.
- Antes de acrescentar no tacho as gemas, misture-as, adicione-as no tacho e misture aos ingredientes.
- Acrescente o leite aos poucos, para dissolver uniformemente os ingredientes.
- Por último acrescente a casca do limão.
- Leve o preparado ao lume médio sempre mexendo até levantar fervura.
- Quando começar a engrossar deixe por mais 1 ou 2 minutos no lume.
- Retire o creme do lume. Retire a casca de limão do creme e deixe arrefecer.
- Numa forma de fundo removível, adicione a massa no meio e vá calcando a mesma com as mãos para que ela se espalhe por todo o fundo até subir para criar uma base para segurar o creme. Não é necessário untar a forma antes de adicionar a massa.
- Com os polegares, puxe a massa para as bordas para formar a base.
- Com ajuda de uma faca acerte as bordas da massa.
- Adicione o recheio na massa e espalhe para ficar uniforme.
- Leve ao forno pré-aquecido a temperatura de 200 a 205 graus, por 25 minutos.
- Após o tempo necessário, retire a tarte do forno e a deixe arrefecer.
E já está, mas dou-lhe uma dica, antes de comer a tarte, quando ela estiver fria, polvilhe com açúcar em pó e canela por cima, vai ver que fica muito melhor! Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar. Bom apetite!