in

Receita das Espetadas Tradicionais da Ilha da Madeira

Receita das Espetadas Tradicionais da Ilha da Madeira
Bernardino Receitas / Espetadas Tradicionais da Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira possui uma gastronomia rica, saborosa, peculiar e bem tradicional como esta Espetada que é confecionada com carne de vaca, sal, louro, alho, e de seguida coloca-se para assar no ramo de loureiro que assume o papel de espeto.

Dizem que este comer é o mais importante prato típico madeirense, mas nem sempre esta iguaria fez parte da mesa da população madeirense, conta-se que antigamente, a espetada só era possível de ser degustada nos arraiais ou romarias de cunho religioso, isto porque o valor da carne de vaca era elevado para os padrões da época e só ia a mesa da população menos abastada “de festa em festa”.

Também era bem peculiar a forma que as pessoas consumiam a carne naquele tempo, por exemplo: a carne era cortada em pequenos cubos e temperada apenas com sal de cozinha. Depois de assadas as espetadas, as pessoas faziam geralmente um círculo e passava-se o espeto com a carne de mão em mão, tirando-se a carne com os dentes. Como acompanhamento era servido vinho adquirido nas barracas do arraial.

Hoje com a “industrialização” da receita muitas coisas mudaram na confeção do prato, por exemplo: alguns restaurantes substituíram o pau de loureiro por espetos de ferro ou alumínio, o que descaracteriza a verdadeira Espetada madeirense; como acompanhamento das espetadas, passaram a servir salada, batata, milho frito e ainda o bolo do caco que de certa forma viria a substituir o pão caseiro; na hora de degustar, hoje, usa-se o garfo e a faca para a retirada da carne do espeto; os temperos também mudaram, antes era só o sal, hoje a carne é temperada com sal, a folha de louro, o alho e eventualmente a pimenta chamada “da terra”.

Depois deste breve relato sobre as Espetadas tradicionais da Ilha da Madeira, apresentamos a receita preparada tal qual aquela que é feita pela população na Ilha, confecionada por o amigo Carlos que é madeirense e é acostumado a fazer este delicioso prato em casa e servir da mesma forma que são servidas nos restaurantes madeirenses, ou seja, acompanhadas de salada, milho frito, batatas salteadas, pão caseiro e um delicioso vinho madeirense.

Ingredientes das Espetadas Tradicionais da Ilha da Madeira

  • 2kg Carne de vaca (do lombo)
  • 10 Dentes de alho
  • 7 Folhas de louro
  • Sal grosso q.b.
  • Paus de loureiro verdes

Preparação das Espetadas Tradicionais da Ilha da Madeira

  1. Esmague os dentes de alho com casca e tudo e coloque dentro de uma tigela grande.
  2. Acrescente o louro, e o sal grosso.
  3. Corte a carne em quadrados médios, conforme mostramos no vídeo.
  4. Misture a carne aos temperos, envolvendo tudo muito bem, e reserve.
  5. Prepare o braseiro para assar a carne.
  6. Se quiser pode fritar o milho no braseiro, antes de assar as espetadas, como mostramos no vídeo para ficar mais saboroso.
  7. Espete os pedaços de carne nos paus de loureiro verde e leve para assar.
  8. Vire-as de tempos em tempo para não queimar.
  9. Quando a carne estiver assada, leve a mesa e sirva-se com milho frito, salada, batatas salteadas, pão caseiro e um bom vinho tinto.

Agora está na altura de aceitar o desafio e colocar em prática esta receita tão saborosa, cheia de sabor e de tradição! E se for da Madeira deixe nos comentários o que achou desta receita, se fizer diferente também comente. Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Tronco de Natal para consumir todo o ano

Receita do Tronco de Natal para consumir todo o ano

Receita das Ervilhas com Bacon e Ovos Escalfados à minha maneira

Receita das Ervilhas com Bacon e Ovos Escalfados à minha maneira