in

Receita de Biscoitos de Limão

Receita de Biscoitos de Limão
Bernardino Receitas / Biscoitos de Limão

A palavra Biscoito é de origem latina bis + coctus que significa cozido duas vezes, para que possa perder o máximo de umidade e ter uma maior durabilidade. No caso dos nossos Biscoitos de Limão, não precisa passar por esse processo, porque é caseiro e não vamos comercializar, ou seja, ele precisa ficar crocante e não duro. Agora vamos conhecer algumas curiosidades que têm relação com estes doces.

Segundo a história, o biscoito era uma das bases alimentares da tripulação que compunha as naus dos descobrimentos portugueses dos séculos XV e XVI, o alimento era cozido duas, ou até três vezes, pois era preciso que ficasse duro, tal e qual a haste de cornúpeto, assegurando lhe durabilidade e qualidade alimentar por longos tempos.

Naquela época, a procura pelo produto foi tão grande que houve a necessidade de importá-lo da Espanha. O alimento ficou tão famoso que o padre Raphael Bluteau escreveu uma obra cujo nome era “Vocabulário português e latino”, na qual denominou o biscoito de “pão do mar” ou “pão náutico”, pois tamanha era a importância dos biscoitos para aprovisionar as armadas dos navios.

Uma curiosidade, interessante, que talvez quem não seja português não a conheça, na ilha dos Açores em Portugal, o termo biscoito, serve para designar os terrenos e brechas vulcânicas e os campos de lava recente, e isto resultou na denominação da freguesia dos Biscoitos que fica no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores.

Agora, depois de um pouco de história e de curiosidade, vamos falar da nossa receita de Biscoitos de Limão, como foi dito antes, são caseiros e ideais para pequeno almoço ou lanches, por isso mesmo, não convém passar pelo mesmo processo dos biscoitos industriais, ou seja, ir ao forno mais de uma vez, basta deixa-se estar no forno por 20 minutos, que já estarão prontos para serem servidos, pois ficam macios, crocantes, porém, não duros na hora de consumir. Então, chega de conversa e vamos para a receita.

Ingredientes dos Biscoitos de Limão

  • 280g Farinha de trigo
  • 1 Ovo
  • Raspa de um limão
  • Sumo de um limão
  • 100g Açúcar
  • 10g Fermento em pó
  • 100g de Manteiga

Preparação dos Biscoitos de Limão

  1. Numa tigela ou recipiente, adicione a manteiga e o açúcar, bata até ficarem incorporados.
  2. Acrescente o sumo de limão, a raspa de limão e o ovo, mexa novamente para incorporar todos os ingredientes.
  3. Por último, adicione a farinha e o fermento, mexa os ingredientes até que incorporem bem.
  4. Quando não der mais para usar o fuê, use as mãos para sovar a massa.
  5. Lembre-se, massa não fica completamente desgrudada das mãos.
  6. Cubra a massa e leve ao frigorífico (geladeira) por 40 minutos para descansar.
  7. Após os 40 minutos, retire a massa do frigorífico e prepare os biscoitos.
  8. Unte as mãos com a manteiga e retire pequenos pedaços de massa.
  9. Com as palmas das mãos faça pequenas esferas e de seguida espalme, repita esse processo até terminar a massa.
  10. Adicione os biscoitos num tabuleiro coberto com papel manteiga.
  11. Leve os biscoitos ao forno pré-aquecido a 180°C de temperatura por 20 minutos ou até que fiquem dourados.
  12. Após o tempo estipulado, retire os biscoitos do forno e deixe arrefecer.
  13. Assim que estiverem frios, sirva-se e bom apetite.

Tem mesmo de experimentar esta receita, é daquelas que faz-se uma vez e nunca mais queremos parar por ser tão deliciosa! Mas tem de se controlar quando começar a comer estas bolachas porque apesar de não serem muito calóricas têm de ser consumidas com moderação! Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 1 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Bolo Rei de Chocolate para todas as ocasiões

Receita do Bolo Rei de Chocolate para todas as ocasiões

Receita de Legumes Salteados com Beringela e Pimentos

Receita de Legumes Salteados com Beringela e Pimentos