Filhoses! Receita da mãe adaptada para farinhas sem glúten, sem açúcares e farinhas refinadas. É certo que há diferença, mas também é certo que ficam deliciosas.
Apesar da mudança da farinha refinada de trigo, com glúten, para farinhas sem glúten, o sabor até ficou bem parecido às originais. Só a textura sofreu alterações, ainda assim estas filhoses mantém se fofas por vários dias.
Estas filhoses, no entanto, não deixam de ser um produto frito, embora tenha usado azeite caseiro, devem comer com moderação. Não ficam tão redondinhas, e as primeiras até podem sair muito achatadas, mas depois vão ficando melhores.
O azeite deve estar bem quente e assim que a massa começa a flutuar à superfície do azeite devem logo virar a filhós, para obterem melhores resultados. Também devem ter o cuidado de escorrer bem as filhoses e deixar em papel de cozinha para que não fiquem tão oleosas. Estas têm tendência a ficar um pouco.
Para adaptar esta receita tive que fazer várias experiências até obter o melhor resultado… o sabor foi fácil…mas a textura. Deixo agora a receita, melhorada este ano! Vamos à receita!
Ingredientes das Filhoses
- 200g de abóbora;
- 125 ml de água;
- 1 pau de canela pequeno;
- 65 g de polvilho doce;
- 20 g de farinha de trigo sarraceno;
- 75 g de farinha de arroz;
- 25 g de polvilho azedo;
- 10 g de farinha de linhaça;
- 5g de psyllium;
- 1/2 colher de café de fermento em pó;
- 1 ovo;
- Raspa e sumo de uma laranja (+/_ 1 colher de sopa de raspa/60 ml de sumo);
- 1 colher de café de sal;
- 1 colher de sobremesa de aguardente.
Para passar as filhoses:
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou mascavado;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- Azeite para fritar.
Preparação das Filhoses
Tem todo o passo-a-passo no meu vídeo, veja:
Agora já tem mais uma opção de receita de Filhoses que sabe tão bem e que pode fazer para a sua ceia de natal.
Se gostou da minha receita não se esqueça de partilhar com quem mais gosta vão adorar receber esta receita. Bom apetite.