A receita de Arroz Doce surgiu no Oriente e sua origem não é bem definida, mas o que sabemos é, que para chegar no arroz doce que conhecemos hoje, esta receita sofreu muitas modificações e variações, por exemplo: há quem adicione leite condensado, doce de leite, natas, leite de coco e até mesmo frutas, eu por acaso já preparei uma receita de Arroz doce com morangos, logo basta usar a imaginação e experimentar novas combinações e sabores.
Por volta do Século XIII, o arroz doce chegou a Portugal pelos árabes que povoaram a região da Península Ibérica desde então, a sobremesa faz parte da culinária tradicional portuguesa, e é preparada para marcar a passagem das festas religiosas como a Quaresma e o Natal.
Embora seja uma receita que tradicionalmente é servida nas festas religiosas, esta sobremesa pode ser preparada em qualquer altura do ano.
Para fugir da receita do Arroz doce Português que também tenho no meu site, com as devidas modificações e adequações necessárias a minha saúde, preparei esta nova versão do Arroz Doce com Pudim de Caramelo, pois gosto de experimentar novos sabores na culinária, e por acaso gostei muito do resultado final.
A forma que cozo o arroz é igual aos das outras receitas, porém, precisa estar atento na textura dos grãos que podem ficar mais firmes ou mais moles, e isso é determinante na apresentação do seu arroz doce.
Ingredientes do Arroz Doce com Pudim de Caramelo
- 400g Arroz branco
- 500g Açúcar
- 1 Litro de leite
- 1 Litro d’água
- 1 Pudim de Caramelo 22g
- 2 Cascas de limão
- 2 Paus de canela
- Canela em pó para enfeitar ±20g
Preparação do Arroz Doce com Pudim de Caramelo
- Num tacho ao lume, adicione o litro d’água, os paus de canela, as cascas de limão, tape-o e deixe ferver.
- Numa tigela adicione o açúcar, o pudim de caramelo, e incorpore os ingredientes muito bem.
- Na mistura da tigela adicione uma parte do litro de leite, envolva tudo e reserve.
- Na água a ferver adicione o arroz, mexa, e deixe cozer entre 20 a 25 minutos, entretanto, durante a cozedura vá verificando, caso precise de mais água. Tape o tacho e aguarde.
- Passados os 10 minutos da cozedura, verifique se o arroz está precisando de mais água, se sim, adicione um pouco mais.
- Após os 20 minutos verifique se os grãos estão cozidos, se estiverem, adicione o pudim que foi dissolvido no leite, e mais a parte do leite que foi reservada. Envolva tudo muito bem e aguarde ferver entre 15 a 20 minutos.
- Depois de 15 minutos do arroz doce está a ferve, desligue o lume e deixe em repouso por 5 minutos.
- Passado o tempo acima, o arroz doce estará mais espesso.
- Retire as cascas de limão, os paus de canela e sirva em pires, travessas ou taças.
- Quando a sobremesa estiver um pouco mais fria, polvilhe com canela em pó, sirva-se morno ou frio e bom apetite.
Vale lembrar que, esta sobremesa poderá ser servida tanto quente quanto fria, tudo ao gosto de quem irá degustar. E se gostou da sugestão, partilhe com os seus amigos e familiares e permita que também se possam deliciar com esta receita. Bom apetite!