in

Receita de Bacalhau à Brás

Receita de Bacalhau à Brás
Colher de Pau e Salto Alto / Bacalhau à Brás

Hoje vamos ensinar uma das receitas mais famosas de Portugal. É muito simples, económica e faz-se num instante. É uma receita incrível de Bacalhau à Brás a não perder!

Contudo, deixamos aqui uma chamada de atenção porque fizemos a nossa própria batata frita em vez de comprar batata palha já pronta. Podem usar as de compra caso não tenham tempo mas cuidado com o tempero porque pode facilmente dicar demasiado salgado. Caso tenha um tempinho, faça a batata frita na hora. Fica absolutamente delicioso!

Ingredientes do Bacalhau à Brás

  • 500g batatas
  • Óleo para fritar
  • 500g bacalhau
  • 5 ovos
  • Pimenta q.b.
  • Azeitonas pretas laminadas
  • Salsa picada a gosto
  • 3 dentes de alho (picados)
  • 1 folha de louro
  • 2 cebolas médias (meias luas)
  • Azeite para refogar
  • Sal q.b.

Preparação do Bacalhau à Brás

  1. Começamos por levar ao lume uma panela com água e deixamos levantar fervura. Assim que começar a ferver, junta-se o bacalhau e deixa-se cozer por 10 minutos
  2. Entretanto, descascam-se as batatas e cortam-se em palitos bem finos. Depois lavamos muito bem e secam-se com um pano limpo e seco. Devem ficar bem sequinhas. Fritam-se em óleo quente até que ganhem cor e fiquem crocantes. Reserva-se.
  3. Ao fim dos 10 minutos, retira-se o bacalhau e limpa-se de peles e espinhas. Reserva-se.
  4. Agora leva-se ao lume um tacho e cobrimos o fundo com azeite. Deixamos aquecer e juntamos a cebola cortada em meias luas, o alho e o louro. Deixamos refogar até que a cebola fique translúcida.
  5. Nesta altura colocamos o bacalhau e retiramos o louro. Deixa-se cozinhar por cerca de 3 minutos mexendo de vez em quando.
  6. Enquanto isso, à parte, batem-se os ovos temperados com sal, pimenta e salsa picada.
  7. Passados os 3 minutos, junta-se a batata frita e envolve-se.
  8. Juntam-se os ovos e mexe-se até que os ovos cozam.
  9. Adicionam-se as azeitonas a gosto e retificam-se os temperos.
  10. Agora é só empratar adicionando mais algumas azeitonas pretas e salsa picada.

Faça e sirva esta tradicional refeição tão saborosa de Bacalhau à Brás. Vai ver que os seus convidados vão gostar muito. Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 2

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Colher de Pau e Salto Alto

O Colher de Pau e Salto Alto existe desde 2014 e foi criado, inicialmente, para ser um livro de receitas que eu (Vânia Baptista) partilhava com os amigos. A dada altura os amigos sugeriram que fizesse vídeos das receitas para que fosse mais fácil entender o procedimento e assim surgiu o canal do YouTube com os primeiros vídeos. Tudo muito básico, quase rudimentar!

Muito mais tarde, no dia 3 de outubro de 2020, o Colher de Pau e Salto Alto recebeu uma renovação completa com a entrada da Cátia Oliveira. Uma menina muito simpática e cheia de vontade de cozinhar coisas boas! O blog foi então renovado e os vídeos reeditados, trazendo uma nova imagem, mais fresca e simpática, ao Colher de Pau e Salto Alto.

Não somos cozinheiras profissionais, nem tão-pouco fazemos disto profissão, mas adoramos cozinhar e experimentar coisas novas. O canal do YouTube é um passatempo com o qual nos divertimos imenso a gravar. Adoramos as mensagens de carinho que recebemos dos nossos seguidores, até mesmo as sugestões ou críticas porque nos ajudam a crescer e a melhorar o nosso conteúdo de modo a que o nosso trabalho possa ajudar alguém de alguma forma porque nunca se esqueçam que “Cozinhar é só uma forma diferente de amar!” 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Pão Caseiro fácil

Receita de Pão Caseiro fácil

Receita de Carne Moída com Batata Doce e Brócolos

Receita de Carne Moída com Batata Doce e Brócolos