O Bacalhau com Natas é um clássico da nossa culinária e há imensas receitas para todos os gostos. Esta aparece frequentemente em festas por render bastante, e podermos fazer doses adequadas ao número de pessoas.
Por estarmos na época de Natal, a sugestão de um bacalhau com natas e sempre bem vinda para aqueles que não apreciam o tradicional bacalhau cozido com couves, tradicionalmente servido na noite da consoada. Eu não dispenso as caras de bacalhau cozidas. Adoro!
A forma como faço o meu bacalhau com natas aprendi com a minha mãe. É uma receita simples com poucos ingredientes e pode ser adaptada à dinâmica e forma de cozinhar de cada um. Por exemplo, não tem tempo e nem paciência para fazer o molho branco, use de compra.
O bacalhau está caro, use paloco que é mais barato e uma vez que é para desfiar, nem se nota. Ou então use as partes menos nobres do bacalhau. Pode sempre adaptar. Para guarnecer por cima pode usar queijo ralado ou optar por pão ralado.
Vamos à receita!
Ingredientes do Bacalhau com Natas
Para a cebolada
- 1kg de bacalhau ou paloco cozido limpo de espinhas e pele, desfiado;
- 2 cebolas grandes cortadas às rodelas;
- 4 dentes de alho grandes picados;
- 1 folha de louro;
- cerca de 60ml de azeite.
Para o creme de natas
- 50g de manteiga;
- 1 colher de sopa de maisena (25g);
- 500ml de leite;
- 1 colher de café de mostarda;
- 1 pacote de 200ml de natas para culinária;
- um pouco de sumo de limão;
- noz moscada q.b.;
- sal e pimenta q.b.
Para as batatas fritas
- 2kg de batatas descascadas, lavadas e cortadas em cubinhos.
Para a guarnição
- queijo ralado emental ou mozarela, ou pão ralado (quantidade a gosto).
Preparação do Bacalhau com Natas
Se quiser aprender a fazer esta receita de bacalhau basta ver o meu vídeo:
Agora chegou a hora de preparar este Bacalhau com Natas que vai fazer toda a diferença quando fizer a próxima refeição com amigos e ou familiares!
Se achou esta receita uma verdadeira tentação não perca a oportunidade de a partilhar com os seus familiares e amigos. Bom apetite!