O dia estava cinzentão e decidi fazer este bolo que já andava na minha mente há algum tempo: Bolo de Pêssego Invertido.
Queria tê-lo feito na altura dos pêssegos porque as receitas ficam sempre melhores com fruta da época. Mas estava mesmo com vontade de o fazer. Por isso, recorri aos pêssegos em calda e ficou muito bom.
É um bolo muito saboroso e que depois de comer a primeira fatia, queremos repetir. É também um daqueles bolos em que os olhos também comem por ter um aspeto muito chamativo e guloso.
É fácil de fazer, mas temos de ter atenção à cozedura. Como é feito numa forma sem buraco, temos de dar tempo a que o centro coza bem. Foi um verdadeiro sucesso, desapareceu num abrir e fechar de olhos! Conto voltar a fazê-lo muitas vezes.
Ingredientes de Bolo de Pêssego Invertido
- 250 gr. de açúcar
- 250 gr. de farinha
- 1 col. de fermento
- 5 ovos
- 110 gr. de manteiga derretida
- 500 gr. de pêssegos
Preparação de Bolo de Pêssego Invertido
- Primeiramente, unta uma forma redonda com caramelo. De seguida, coloca as metades de pêssego com o interior para baixo. Reserva.
- Bate 5 gemas com 250 gramas de açúcar até teres um creme homogéneo e esbranquiçado. Junta 110 gramas de manteiga, previamente derretida no micro-ondas por alguns segundos, e mexe novamente. Acrescenta 250 gramas de farinha e o fermento.
- Incorpora com cuidado as claras batidas em castelo. Quando a massa estiver homogéneo, coloca na forma e leva ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos ou até o palito sair seco.
Esta receita pode ser adaptada e ser feita com ananás. Faz a teu gosto. Bom apetite!