A Carne de porco à Alentejana é mais uma receita que pertence a culinária tradicional portuguesa, leva esse nome porque ela é originária da região do Alentejo.
Aqui você encontra a minha versão da receita, gosto de temperar a carne na noite anterior ao seu preparo para ficar a marinar por mais tempo, porém há quem deixe a marinar por menos tempo, isso é do gosto de cada um.
Também gosto de fritar a carne somente com azeite, mas há quem frite com banha de porco e azeite, ou azeite e óleo, isso também depende do gosto como já falei anteriormente.
Como se trata de uma receita tradicional da nossa culinária, cada casa portuguesa possui a sua forma peculiar de a preparar, algumas iguais a minha, outras um pouco diferentes, porém, não menos deliciosa e vale muito a pena preparar em casa, eu aconselho, indico e preparo.
Ingredientes da Carne de Porco à Alentejana
- 650g Carne de porco
- Pimenta a gosto
- 3 Colheres de sopa de massa de pimentão
- 3 Colheres de sopa de calda de tomate
- 1 Colher de sopa de sal grosso
- 4 Dentes de alho picados
- 1 Folha de louro
- 1/2 Copo de vinho branco
- Piri piri a gosto
- Azeite ± 150ml
- 1kg Amêijoa
- 500g Batatas
- 1 Litro d’água
- Azeitonas Pretas a gosto ± 90g
- Coentros picados
Preparação da Carne de Porco à Alentejana
- Tempere primeiramente a carne com pimenta, sal, calda de tomate, massa de pimentão, alho picados, folha de louro partida ao meio, vinho branco e o piri piri.
- Envolva os temperos com as mãos, tape o recipiente e deixe marinar a noite toda para preparar no dia seguinte.
- Duas horas antes de começar a preparar a receita, adicione água nas amêijoas e umas pedras de sal para tirar a areia. Mexa com as mãos e reserve.
- Lembrando que precisa escorrer a água antes de preparar a receita.
- Passado as duas horas, comece colocando um tacho ao lume com bastante azeite até tapar o fundo do tacho, e deixe aquecer.
- Assim que o azeite estiver quente, vá adicionando a carne aos poucos para que frite, acrescente na carne uns raminhos de coentros e deixe fritar por 10 minutos com o lume baixo, entretanto, vá mexendo para a carne não queimar.
- Após os 10 minutos adicione à carne o molho que a temperou, mexa bem, tape o tacho e deixe que coza por 20 minutos.
- Enquanto a carne está cozendo, frite as batatas cortadas aos cubos.
- Assim que as batatas estiverem fritas retire-as da fritadeira.
- Disponha em um recipiente com papel toalha para retirar o excesso de óleo, e polvilhe com um pouco de sal fino. Reserve em seguida.
- Passado 20 minutos do cozimento da carne, acrescente as amêijoas, e envolva muito bem na carne.
- Adicione um pouco d’água e deixe cozer por mais 20 minutos.
- Após o tempo estipulado, desligue o lume, pois já está tudo cozido.
- Numa travessa despeje primeiramente as batatas fritas, e em cima delas a carne com as amêijoas cozidas, regue bem com o caldo que as cozeu, acrescente por cima as azeitonas pretas, os coentros, e umas fatias de limão.
- Lembrando que as fatias de limão são opcionais.
- A Carne de porco à Alentejana está pronta para ser servida e consumida.
- Espero que todos gostem e bom apetite.
Esta é apenas a minha versão, mas como em tudo, há imensas formas de confecionar este prato tão conhecido e consumido em Portugal. Partilhe esta receita com os seus amigos e familiares, de certeza que vão gostar imenso desta forma de confecionar este prato. Bom apetite!