in

Receita de Lulas Guisadas

Receita de Lulas Guisadas
Bernardino Receitas / Lulas Guisadas

Quem conhece o meu site e canal do Youtube sabe que eu já apresentei algumas receitas que têm a lula como ingrediente principal, e hoje mais uma vez apresento a todos mais uma receita cujo ingrediente principal é o molusco, desta vez trata-se das Lulas Guisadas.

Este fruto do mar além de ser saboroso, possui muitos nutrientes, poucas calorias, é fonte de vitaminas D, E e do complexo B, além de cálcio, ora veja bem, quantos motivos fortes temos para consumirmos muito mais o molusco.

Como já disse em outras receitas, cozer lulas não é difícil, porém, precisa ficar atento ao tempo de cozimento, para que não fique emborrachada, mas se por descuido o fruto do mar ficar emborrachado, peço que não se desespere, deixa-se cozer por mais tempo até ficar tenra, basta ter um pouco mais de paciência.

Agora pergunto, tem lulas no frigorifico hoje? Se a resposta for não, então, corre no supermercado e compre uma porção suficiente para você e sua família, e vamos para a cozinha preparar esta deliciosa receita de lulas guisada, não tenha medo, veja o passo a passo, sei que no início nos sentimos inseguros, mas com o passar do tempo vamos ganhando confiança e a receita vai ficando deliciosa, e no final você terá um comer muito saboroso.

Ressalto que, a questão do molho, se quer mais ou menos molho, é pessoal, no meu caso quando fui servir o prato optei por não adicionar muito molho, porém se ao preparar a receita fizer questão de um pouco mais de molho, é só adicionar na hora de servir, outra opção é no momento da preparação adicionar um pouco mais d’água e vinho tinto.

Ingredientes das Lulas Guisadas

  • 4 Lulas (± 100g cada)
  • 200g de Argolas de lulas
  • 60g de Chouriço cortado a meia lua
  • 140g de Cenoura picada
  • 2 Cebolas médias picadas
  • Salsa a gosto
  • 2 Dentes de alho picados
  • 1 Folha de louro
  • 60ml de Vinho tinto
  • 3 Colheres de sopa de calda de tomate
  • 1 Colher de chá de massa de pimentão
  • Azeite
  • Sal

Preparação das Lulas Guisadas

  1. Num tacho ao lume prepare o refogado, adicione o azeite, a cebola, o alho, a folha de louro partida ao meio, deixe fritar por 6 minutos.
  2. Passado os 6 minutos, adicione a água, de seguida a cenoura, o chouriço, a salsa, a calda de tomate, a massa de pimentão, o sal, mexa, tape o tacho e deixe cozer de 6 a 8 minutos.
  3. Após o tempo estipulado, adicone as lulas inteiras e as argolas, adicione o vinho tinto e envolva os ingredientes.
  4. Com o lume brando, deixa-se cozer entre 12 a 15 minutos para ficar bem apurado, entretanto, é bom ficar verificando o preparado.
  5. Passado o tempo estipulado, prove a receita e verifique se está bom de sal, se tudo estiver bom, desligue o lume e deixe repousar por mais 5 minutos.
  6. Assim que passar os 5 minutos, sirva-se e bom apetite.

Esta receita é ideal tanto para quem possui uma alimentação balanceada, quanto para quem não tem essa preocupação e é só adepto de uma culinária saborosa, tanto para quem está de dieta, quanto para quem não está. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Coxinha de Frango saudável

Receita de Coxinha de Frango saudável

Receita de Suspiros

Receita de Suspiros