Há anos que não fazia algumas coisas que tenho voltado a fazer. Hoje andava no supermercado às compras, num dos raros momentos de tempo e paciência para ver todas as prateleiras e eis que me chama a atenção uns fraquinhos de iogurte. Banal, dirão muitos de vós, mas não para mim que não como iogurtes há uns bons oito anos. Estes (naturais açucarados, com açúcar de cana) eram os meus favoritos. Num impulso lá os comprei, trouxe para casa e quando os tirava do saco decidi fazer um bolo: Bolo de Iogurte e Raspa de Limão.
Pensei: Quero um bolo alto, fofo e delicioso! Lá reuni os ingredientes todos e meti mãos à obra. O resultado é o que se vê e garanto-lhe que ficou mesmo como o queria. Quando o estava a retirar do forno lembrei-me de algumas perguntas que me fazem várias vezes sobre bolos e decidi explicar como costumo fazer. Atenção: isto funciona comigo, mas não significa que seja igual para todos. É, tão e só, o meu conhecimento empírico.
Ingredientes do Bolo de Iogurte e Raspa de Limão
- 4 ovos;
- 1 frasco ou 125ml de iogurte (usei natural açucarado);
- 300g de açúcar;
- 125ml de óleo de girassol;
- 200g de farinha com fermento;
- 100g de amido de milho (tipo farinha maizena);
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
- 1 limão (raspa);
- Manteiga para untar a forma;
- Farinha para polvilhar a forma untada.
Preparação do Bolo de Iogurte e Raspa de Limão
- Separe as gemas das claras.
- Bata as claras em castelo com umas gotas (3/4) de sumo de limão. Reserve.
- Bata as gemas com o açúcar.
- Adicione o iogurte, o óleo, em fio, e bata de novo (deitei o iogurte e o óleo sem parar de bater) até ficar uma massa esbranquiçada e fofa.
- Gradualmente, adicione as claras alternando com as farinhas (peneirei-as, como sempre).
- Envolva tudo sem bater.
- Deite a massa numa forma untada com manteiga, polvilhada com farinha, e leve ao forno pré-aquecido (aqueci a 180ºC), até crescer e o bolo ficar dourado (esteve 50 minutos no forno).
Dicas:
De vez em quando há quem me diga que os bolos lhe calham mal, que frequentemente ficam “achatados, assapados, encruados, etc” e que gostariam de saber o que fazer para isso não acontecer. Pois bem, isso pode acontecer devido a diversos fatores, sendo arriscado estar a garantir que foi por este ou aquele motivo. No entanto, partilho convosco algumas das coisas que costumo fazer e resultam bem.
- Após retirar o bolo do forno deixo-o repousar um pouco, dentro da forma, em cima de uma base que o deixe arrefecer antes de desenformar, sem ter contacto com uma superfície fria. Evita-se o choque térmico, muitas vezes responsável por os bolos “baixarem”.
- Depois de uns 10 minutos, na forma, desenformo o bolo e coloco-o em cima de uma placa furada, até arrefecer. Evita o ressuar do bolo, que o deixa humedecido.
- Cobrir o bolo, com um pano húmido, enquanto arrefece para não perder humidade e ficar fofo. Este “passo” só o experimentei hoje e foi uma dica que me deram. Resulta.
- Nunca abro o forno durante a cozedura do bolo e apenas espreito, pelo vidro, perto do final do tempo.

Agora chegou a hora de preparar este delicioso Bolo de Iogurte e Raspa de Limão que, com muita certeza, vai fazer a delicia de todos.
Se achou este bolo uma verdadeira tentação não perca a oportunidade de partilhar com os seus familiares e amigos. Bom apetite.