A Páscoa está a chegar e sinónimo de Páscoa é o Folar, tão conhecido, consumido e que pode ser feito de mil e uma formas.
Hoje vou fazer um Folar de Páscoa Recheado que no final pode ser recheado com o que mais gostar, eu usei doce de abóbora mas pode rechear com o que mais gostar, por exemplo: nutella para os mais gulosos, manteiga de amendoim, ou até só açúcar mascavado e canela para os que gostam das coisas mais simples.
Este é um folar que pode ser feito de várias formas é questão de adaptar a receita aos seus gostos e necessidades, caso não goste do sabor da erva doce não coloque que também fica bom, o mesmo com a água ardente. Há certos ingredientes que vão ao gosto de cada um. Espero que faça este folar e que se delicie tanto como nós cá em casa!
Ingredientes do Folar de Páscoa Recheado
• 170g de farinha trigo integral;
• 130g de farinha trigo normal;
• 1 pacote de levedura instantânea (11g);
• 60g de açúcar amarelo;
• 100ml de leite de soja* (morno);
• 50g de manteiga vegetal*;
• 1c sopa de água ardente (opcional);
• 1/2 – 1c chá de erva doce (opcional);
• 1-2c chá canela massa + p/ polvilhar;
• raspa e sumo de 1/2 laranja (60 a 70ml)*;
• 130g de amêndoas sem casca (30g picadas p/ o interior + 100g inteiras p/ o topping);
• 130g de doce de abóbora*;
• 2c sopa de geleia de agave.
*Notas/substituições:
- Pode usar apenas farinha de trigo normal, mas não ficará tão compacto e não terá tanto aquele sabor característico de folar.
- O leite de soja pode ser substituído por outra alternativa vegetal, como amêndoa ou aveia.
- Aconselho a usar a manteiga pela mesma razão descrita no ponto 1, porém pode ser igualmente substituída por óleo de girassol ou azeite.
- A água ardente pode ser substituída por vinagre de maçã, especialmente se não gostar do sabor forte e característico que ela dá a este tipo de massa.
- A raspa e o sumo de laranja também podem ser substituídos, caso não tenha ou não aprecie o seu sabor. Nesse caso, substitui a mesma quantidade de líquido por leite de soja. E adiciona mais canela e/ou erva doce para obteres um rico em sabor na mesma.
Preparação do Folar de Páscoa Recheado
- Misturar o leite com o açúcar e o fermento. Deixar repousar por 5 a 10 minutos.
- Picar 30 gramas de amêndoas.
- Numa taça grande, incorporar as farinhas, a erva doce, a canela, as amêndoas picadas e as raspas de laranja.
- Adicionar o líquido anteriormente repousado aos secos, juntamente com a manteiga derretida, o sumo de laranja e a água ardente. Misturar.
- Numa superfície enfarinhada, estender a massa, de forma a se obter um retângulo o mais uniforme possível.
- Dispôr o doce de abóbora sobre a massa e polvilhar mais alguma canela, se desejável.
- Enrolar a massa de modo a formar um cilindro.
- Com cuidado, transferir a massa para uma forma retângular, cobrir com dois panos e colocar num local quentinho e sem correntes de ar.
- Deixar levedar por 1 hora.
- Quando faltarem 10 minutos para completar o tempo de levedação, ligar o forno a 180ºC.
- Numa frigideira anti aderente, aquecer as amêndoas restantes (~100g) com a geleia de agave, por cerca de 2 a 3 minutos.
- Dispôr as amêndoas no topo do bolo, pressionando-as para ganharem aderência.
- Assar por cerca de 35 minutos ou até as amêndoas estarem bem tostadas.*
- Opcionalmente, podem pincelar todo o bolo com mais geleia de agave e leite de soja, para se obter aquele brilho cintilante (2 colheres de agave para 1 de leite).
Notas:
- Em alternativa, pode também fazer uma variação desta receita usando o limão.
- Relativamente ao recheio, eu optei por doce de abóbora caseiro que precisava de usar e sabia que funcionaria bem. Mas pode optar por outro recheio que te seja mais conveniente ou apelativo. Aqui ficam algumas sugestões:
- pasta de tâmaras (tâmaras hidratadas e trituradas);
- açúcar mascavado e canela;
- manteiga de amendoim e açúcar;
- “nutella” vegan ou uma pasta de avelã e cacau caseira;
- outros tipos de doces/compotas (figo, pêssego, morango, maçã, marmelada, etc)
- Quanto à forma, eu não a untei, apenas polvilhei um bocadinho de farinha e foi o suficiente para retirar o bolo com facilidade. Mas se usar uma forma que não seja anti aderente, unte-a previamente com manteiga e farinha.
- Se não tiver uma forma retangular, podes enrolar o cilindro de massa e colocá-lo numa forma redonda.
- Um truque que utilizo para a massa levedar mais rápido, é colocá-la junto de uma fonte de calor, como um aquecedor, ou uma lareira.
- Quando levar a assar, comecem por colocar a forma no terço inferior do forno e a meio do tempo mudem-na para o meio do forno.
- É normal a massa abrir durante a cozedura, portanto depois basta dar um jeito nas amêndoas para ficarem novamente bem distribuídas.
E já está, tem mais uma receita para a sua mesa de Páscoa, desta vez um Folar Recheado que fica uma pequena maravilha. Vá buscar todos os ingredientes, faça e depois sirva para toda a família!
Partilhe com todos os seus amigos para ambos poderem deliciarem-se com esta maravilha de folar. Bom apetite.