E hoje é dia de mais uma receita para a sua Páscoa! Hoje vou ensinar a fazer um delicioso Folar Transmontano! Esta é uma daquelas receitas que gosto muito de fazer e que todos adoram.
Com alguns ingredientes, algum trabalho e muita vontade de comer este folar vai conseguir fazer este delicioso foalr com uma “perna às costas” como se costuma dizer!
Ingredientes do Folar Transmontano
- 1 Kg de farinha (usei t55);
- 12 ovos;
- 1,5 dl de água morna;
- 75g de manteiga;
- 75g de banha;
- 150 g de azeite virgem extra;
- 30g de fermento de padeiro;
- 1 colher (sopa) de sal;
- 1 gema (para pincelar);
- 100g de salpicão;
- 100g de salpicão do cachaço;
- 1 chouriço de porco bísaro (este, de Bragança);
- 100g de presunto;
- 100g de barriga de porco (fresca, salgada);
- Farinha q.b.
Preparação do Folar Transmontano
- Divida a água em dois copos, num deite o fermento e noutro o sal.
- Coloque os ovos (inteiros) numa taça e cubra com água morna. Passado uns minutos deite a água fora, parta os ovos para a taça e mexa-os ligeiramente com um garfo.
- Numa caçarola deite o azeite, manteiga, banha e ponha a aquecer no mínimo (não deve ferver).
- Ponha a farinha num alguidar e faça uma cova no centro. Deite, na cova, a água com o fermento e envolva.
- Adicione os ovos e misture-os na farinha trabalhando-a a partir do centro. Junte as gorduras à massa e trabalhe-a (se for necessário junte água ou farinha até obter uma massa fina). Bata a massa com as mãos até esta se desprender completamente do alguidar.
- A massa considera-se bem batida quando aparecem uma bolhas à superfície. Nesta altura polvilha-se a massa com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um cobertor. Coloca-se num local tépido e onde possa receber um pouco de calor indirecto. A massa leva 2 horas a levedar.
- Está levedada quando atingir o dobro e apresentar um aspeto rendado. Tem-se um tabuleiro retangular, cujos bordos não devem exceder 8 cm de altura, muito bem untado com azeite ou banha.
- Corte o chouriço e o salpicão às rodelas, o presunto às tiras. Divida a massa em três partes, devendo uma delas ser um pouco maior. Estenda esta parte maior e forre com ela o fundo e os lados do tabuleiro. Espalhe por cima metade da porção das carnes e cubra com a segunda parte da massa, sobre a qual dispõem as restantes carnes. Finalmente, tape o folar com a terceira parte da massa e una os bordos a esta camada final.
- Deixe levedar novamente o folar até aparecerem bolhas de ar na superfície. Nesta altura, pincele com gema de ovo e leve a cozer em forno bem quente (200⁰C) durante cerca de 45 minutos.
NOTA: dá um folar grande, pelo que se pode fazer a receita com metade dos ingredientes. As carne são opcionais, quer em quantidade, quer em variedade.
Esta minha receita de Folar Transmontano é uma verdadeira delícia!
Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita antes, depois ou durante a Páscoa. Bom apetite!