in

Receita do Pudim de Coco Gelado

Receita do Pudim de Coco Gelado
Bernardino Receitas / Pudim de Coco Gelado

Não se sabe ao certo onde e quando se originou a receita do Pudim de Coco Gelado, o que se sabe é que os pudins antigos eram e ainda são apresentados na forma de massa sólida constituída pela mistura de vários ingredientes unidos por uma liga que pode incorporar farinha, sangue, ovos, ou uma mistura de gordura e farinha ou algum outro cereal. Estes tipos de pudins podem ser assados, cozidos ou fervidos e são comuns em vários lugares do mundo.

Conta a lenda que a receita de pudim foi inventada por um abade português, que a guardava a sete chaves, todavia, a popularidade do seu doce era tanta que ele decidiu realizar uma competição com outros confeiteiros de sua época, com o intuito de verificar se algum dos competidores conseguiria preparar o pudim perfeitamente como ele. Por óbvio, ninguém conseguiu preparar um pudim como o do abade, contudo, já possuíam a ideia de como chegar a algo próximo. Dizem que a receita do abade só foi revelada, e veio a tona após sua morte, e nela continha os seguintes ingredientes: açúcar, gema, água e toucinho de porco que faziam o Pudim de Priscos, um sucesso bem simples da culinária portuguesa.

Existem receitas de pudins na versão salgada que não é tão comum, e na versão doce, bem mais comum e popular e, é consumida como sobremesa ou como doce em separado. O pudim de leite é o mais popular mas há versões mais modernas, o chamado pudim de micro-ondas e os gelados que não vão ao forno para cozer, pois são preparados previamente no liquidificador e de seguida vão ao frigorífico (geladeira), e ficam tal e qual os pudins que precisam ir ao forno. Este Pudim de Coco Gelado é um exemplo dos novos pudins gelados!

Ingredientes do Pudim de Coco

  • 200ml Leite de coco
  • 300ml Natas
  • 300ml Leite
  • 390ml Leite condensado
  • 10 Folhas de gelatina sem sabor (20g) 
  • Coco fresco ralado para enfeitar a gosto ±20g 
  • 80g Coco ralado

Preparação do Pudim de Coco

Veja o meu vídeo onde ensino a fazer este doce:

  1. Comece adicionando os ingredientes no liquidificador.
  2. O leite de coco, as natas, o leite, o leite condensado, a gelatina (previamente derretida no microondas), e finalmente o coco ralado.
  3. Bata de seguida os ingredientes por 4 minutos.
  4. No fim de bater, despeje a mistura numa forma de silicone, tape e leve ao frigorífico (geladeira) entre 4 a 5 horas.
  5. Passado o tempo necessário desenforme o pudim e enfeite com o coco ralado.
  6. Lembrando que pode substituir o coco ralado pelo caramelo líquido se quiser ou enfeitar o pudim da forma que desejar e gostar.

Se gostou desta minha sugestão, partilhe nas suas redes sociais através das caixas que estão em baixo. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 4

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Pão de Trigo tipo Papo Seco

Receita de Pão de Trigo tipo Papo Seco

Receita das Panquecas rápidas, simples e ótimas

Receita das Panquecas rápidas, simples e ótimas