in

Receita dos Pastéis de Nata super estaladiços

Receita dos Pastéis de Nata super estaladiços
Colher de Pau e Salto Alto / Pastéis de Nata

A receita que escolhermos para hoje é uma tradição portuguesa, muito conhecida e deliciosa! Somos apaixonadas por Pastéis de Nata mas por vezes a preguiça de estar a fazer tantas miniaturas leva a melhor, contudo, podemos fazer tudo numa tarte só com metade dos ingredientes. Também resulta muito bem. 

A experiência sensorial de trincar um destes pequenos doces mistura a textura crocante com a cremosidade fazendo um boom na boca. É uma verdadeira perdição não só para os turistas mas também faz as alegrias dos habitantes portugueses.

Ingredientes dos Pastéis de Nata

  • 200g massa folhada
  • Casca de limão
  • 250ml leite
  • 1 pau de canela
  • 30g farinha T55
  • 225g açúcar
  • 125ml água
  • 4 gemas

Preparação dos Pastéis de Nata

  1. Dissolve-se a farinha num pouco do leite e leva-se o restante ao lume até que ferva, juntamente com a canela e com a casca de limão.
  2. Assim que ferver, ainda ao lume, junta-se a farinha dissolvida no leite e mexe-se bem. Assim que voltar a ferver retira-se do lume.
  3. Num tacho leva-se ao lume a água e o açúcar. Assim que começar a ferver contam-se 3 minutos e retira-se do lume.
  4. Junta-se aos poucos, a calda de açúcar à farinha com o leite, mexendo sempre.
  5. Coa-se a mistura para eliminar os grumos e deixa-se arrefecer completamente.
  6. Junta-se as gemas uma a uma à mistura e mexe-se muito bem para que o creme fique homogéneo. Nota: as gemas devem estar muito bem separadas das claras.
  7. Enrola-se a massa folhada num rolo e corta-se em rodelas de cerca de 2 cm. Unta-se as forminhas com manteiga e forra-se com a massa folhada, tendo o cuidado de deixar a massa mais fina no fundo e mais grossa dos lados. Enchem-se até meio com o creme e colocam-se num tabuleiro de forno.
  8. Levam-se ao forno pré-aquecido nos 250º durante cerca de 15 minutos. Depois de pronto pode polvilhar-se com canela.

Se gostar muito desta sobremesa pode clicar aqui e ver todas as receitas de Pastel ou Tarte de Nata disponíveis no site Receitas de Culinária. Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Colher de Pau e Salto Alto

O Colher de Pau e Salto Alto existe desde 2014 e foi criado, inicialmente, para ser um livro de receitas que eu (Vânia Baptista) partilhava com os amigos. A dada altura os amigos sugeriram que fizesse vídeos das receitas para que fosse mais fácil entender o procedimento e assim surgiu o canal do YouTube com os primeiros vídeos. Tudo muito básico, quase rudimentar!

Muito mais tarde, no dia 3 de outubro de 2020, o Colher de Pau e Salto Alto recebeu uma renovação completa com a entrada da Cátia Oliveira. Uma menina muito simpática e cheia de vontade de cozinhar coisas boas! O blog foi então renovado e os vídeos reeditados, trazendo uma nova imagem, mais fresca e simpática, ao Colher de Pau e Salto Alto.

Não somos cozinheiras profissionais, nem tão-pouco fazemos disto profissão, mas adoramos cozinhar e experimentar coisas novas. O canal do YouTube é um passatempo com o qual nos divertimos imenso a gravar. Adoramos as mensagens de carinho que recebemos dos nossos seguidores, até mesmo as sugestões ou críticas porque nos ajudam a crescer e a melhorar o nosso conteúdo de modo a que o nosso trabalho possa ajudar alguém de alguma forma porque nunca se esqueçam que “Cozinhar é só uma forma diferente de amar!” 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Patanisca de Linguiça Calabresa muito fácil

Receita de Patanisca de Linguiça Calabresa muito fácil

Receita de Leite Creme

Receita de Leite Creme