O choco setubalense é celebrado de maneira criativa em mais de 50 restaurantes, de 5 a 14 de abril, durante uma semana gastronómica promovida pela Câmara Municipal de Setúbal. Este evento inclui atividades como uma degustação comentada e uma oficina pedagógica.
Durante os dez dias do evento, além do tradicional choco frito, que é uma especialidade em destaque durante todo o ano nos restaurantes do concelho, há diversas propostas gastronómicas, algumas mais tradicionais e outras mais inovadoras, que exploram novos sabores deste molusco.
Pratos como favada de choco na Casa do Peixe, risotto nero de choco no Bistro & Tapas, choquinhos do rio fritos em O Douradinho, nigiri de choco no Omotenashi, pica-pau de choco no Pinga Amor 2 e caril de choco na Tasca da Avenida estão entre as opções oferecidas pelos restaurantes de Setúbal.
A Semana do Choco faz parte de um ciclo gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, que promove os produtos regionais e estimula a restauração local. Além dos eventos nos restaurantes, há três iniciativas abertas ao público.
No dia 5, na Praça de Bocage, acontece o “Choco BFF”, uma surpresa preparada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. No dia 13, na Biblioteca, acontece a oficina pedagógica “O choco e o seu ciclo de vida”, com inscrições gratuitas. E no dia 14, na Quinta de Alcube, há uma nova sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, com o chef Luís Alves preparando propostas baseadas no choco, acompanhadas de vinhos da região.
A Semana do Choco, organizada com o apoio de diversas entidades, conta com a participação de mais de cinquenta restaurantes locais, que oferecem uma variedade de pratos deliciosos.
Aproveite ainda o bom tempo para visitar Setúbal e desfrute das águas cristalinas da Praia dos Galapinhos e dos bons petiscos.