No dia 18 de junho celebra-se o Dia Internacional da Gastronomia Sustentável. Essa data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 2016, com o objetivo de incentivar as pessoas a usarem a gastronomia de forma mais consciente e sustentável, para combater a fome no mundo e evitar o desperdício alimentar.
Evitar o desperdício alimentar é uma prática fundamental para promover a sustentabilidade e preservar os recursos naturais do nosso planeta. Cada um de nós pode fazer a diferença ao adotar algumas medidas simples. Pode por exemplo aproveitar as sobras ou alimentos esquecidos no frigorífico.
Deixamos aqui algumas receitas que pode fazer em casa.
Croquetes, ideal para aproveitar sobras
Os croquetes são uma excelente forma de aproveitamento de carne. Tem alguns bifes de vaca ou bife de peru que tinham sobrado de refeições anteriores? Então faça esta receita de forma a evitarmos o desperdício e rentabilizar as refeições.
Arroz Frito para aproveitar restos
Alguns vegetais acabam por ficar esquecidos no frigoríficos. Principalmente aqueles restos que não são suficientes para nenhuma receita. Mas se tivermos arroz no frigorífico conseguimos salvar todos os restos de vegetais e o melhor é que a receita dá para adaptar ao que temos no momento. “Obrigatório” é só o arroz e os ovos, o resto é adaptar.
Bolinhos de Peixe no Forno para aproveitar as sobras de peixe
Quando não souber o que fazer com as sobras de peixe, estes Bolinhos de Peixe no Forno são uma excelente opção e ficam deliciosos. Com poucos ingredientes, e muitos deles que deve ter no frigorífico, consegue fazer uma receita que combate o desperdício alimentos, “limpa” o que tem no frigorífico e na despensa e ainda serve para miúdos e graúdos.
Pão de Sementes com Carne Moída ideal para aproveitar sobras
Por vezes não sabemos o que fazer com as mesmas. Por isso, este Pão de Sementes com Carne Moída é ideal para reaproveitamento de comida. Este receita inclui espinafres e sementes para ficar mais nutritivo.
Omelete de Bacalhau para aproveitar sobras
Esta Omelete de Bacalhau é ideal para reaproveitar bacalhau cozido. No final terá uma omelete muito rica, cheia de cor, sabores e texturas que fazem desta omelete uma refeição divinal.